O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná publicou o edital de licitação para contratar a empresa que vai elaborar o projeto executivo de engenharia de duplicação e ampliação da capacidade da PR-151, entre Ponta Grossa e Palmeira, na região dos Campos Gerais. O orçamento previsto para o projeto é de R$ 5 milhões.
Além da duplicação, o projeto prevê terceira faixa, acostamentos, restauração, viadutos, marginais, acessos, pontes alargadas, ciclovias, calçadas e passarelas.
“Ele será extenso, detalhado e muito cuidadoso. Vamos buscar todas as soluções necessárias para garantir que a PR-151 fique nas melhores condições para que a população de Ponta Grossa e Palmeira transite se forma segura e confortável”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Ele destacou, ainda, a inclusão do Contorno de Palmeira, que também está previsto no projeto e deve cruzar a BR-277, tirando o tráfego mais pesado do Centro da cidade.
NA PRÁTICA
O projeto tem início na interseção com a BR-376, em Ponta Grossa. Dali até o entroncamento com a PR-438 será realizada a restauração e duplicação da rodovia, em uma extensão de 6,8 quilômetros.
Neste primeiro subtrecho também estão previstas a implantação de vias marginais em dois trechos mais urbanizados de Ponta Grossa, interseções em desnível no acesso ao bairro Cará-Cará e no entroncamento com a PR-438, além de adequações no acesso ao aeroporto, no viaduto sobre a linha férrea e na ponte sobre o Rio Tibagi.
No segundo subtrecho, da PR-438 até Palmeira, em uma extensão de 33,31 quilômetros, será restaurado o pavimento e ampliada a capacidade da rodovia. Isso pode incluir acostamentos, terceira faixa, interseções, acessos e outras soluções que serão definidas no projeto de engenharia. Também serão avaliadas e adequadas as pontes sobre o Rio Caniú e sobre o Rio Forquilha.
No perímetro urbano da Colônia Lago e de Palmeira será estudada a necessidade de implantação de vias marginais, calçadas, ciclovias, passarelas e outras soluções para melhorar o tráfego e garantir a segurança dos pedestres. Em Palmeira, especificamente, deve ser construída uma interseção em desnível no acesso ao Centro da cidade e interseções em nível nos cruzamentos com vias mais movimentadas.
No terceiro subtrecho será estudada a construção de um contorno em Palmeira, com início no quilômetro 371 da PR-151, cruzando a BR-277 com uma interseção em desnível, e término no quilômetro 381 da própria PR-151, em uma extensão de pouco mais de nove quilômetros.
“Além de todas as obras de restauração, duplicação e ampliação que deverão ser detalhadas no projeto de engenharia, também será estudada a implantação do Contorno de Palmeira. Para concluir todos os estudos e levantamentos necessários estamos prevendo um período de execução de 18 meses para este projeto”, explica o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, Fernando Furiatti.
A extensão total prevista no projeto para os três subtrechos é de 49,11 quilômetros.
EDITAL
A licitação acontece na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo, em que empresas pré-selecionadas são convidadas a apresentar propostas técnicas e de preço.
Elas deverão ser entregues em envelopes lacrados diretamente no Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, em Curitiba, até 10 de dezembro, com a abertura dos envelopes agendada para o dia seguinte, e transmitida pela internet. Todos os documentos e informações sobre esta licitação podem ser acompanhados na página Compras Paraná.
A empresa ou consórcio será declarado vencedor de acordo com análise de suas propostas. No caso das propostas técnicas são avaliados três critérios: experiência prévia; adequação da metodologia e plano de trabalho ao proposto no edital; e qualificação dos profissionais participantes na elaboração do projeto. Nas propostas de preço o critério é o menor valor oferecido.
A elaboração do projeto de engenharia é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e acontece dentro do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. O programa tem valor previsto de US$ 435 milhões para as obras e elaboração de projetos, sendo US$ 235 milhões de recursos do financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Assim que estiver pronto e for aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o projeto será utilizado como base para o edital de licitação de execução das obras.