Licitação para obras do Ligeirão Sul é aberta

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Curitiba
Ilustração: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
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A Prefeitura de Curitiba abriu, nesta quarta-feira, dia 12 de fevereiro de 2020, a licitação para as obras do Ligeirão Sul, desde a Praça do Japão ao Terminal Pinheirinho.

A gestão municipal vai investir R$ 34,8 milhões, em recursos próprios, nas obras para ultrapassagem dos ônibus, requalificação de estações e de pavimentação do corredor de transporte, que irão concluir a ligação do Ligeirão Norte-Sul do Santa Cândida ao Pinheirinho.

Curitiba
Ilustração: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Editais

Elaborados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, os editais da concorrência estão publicados no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, no Diário Oficial da União e no jornal Folha de São Paulo. A abertura das propostas, pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, será em 12 de março.

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São dois editais, na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação, para três lotes de obras que envolvem a implantação de pavimento em concreto nos pontos de parada, novas calçadas e melhorias em 26 estações-tubo dos dois lados do eixo de transporte.

Cumpridos os prazos legais do processo licitatório e após a assinatura da ordem de serviço, o tempo estimado de obras é de 12 meses.

Curitiba Ligeirão Sul
Ilustração: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Estações-tubo

Do valor a ser licitado, R$ 19,7 milhões fazem parte dos trechos dos lotes 10.1 e 10.2, que envolvem, nos dois lados da via, as estações Silva Jardim, Carlos Dietzsch, Itajubá e também Dom Pedro I e Morretes.

Outros R$ 15,1 milhões são para as intervenções nas estações Petit Carneiro, Sebastião Paraná, Vital Brasil, Hospital do Trabalhador, Pedro Gusso, João Bettega, Santa Regina e Ouro Verde.

Curitiba Ligeirão Sul
Ilustração: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Recursos da Prefeitura de Curitiba

A decisão pelos investimentos com recursos próprios se deve à dificuldade do Governo Federal para a liberação de recursos já previstos para a cidade.

As intervenções com recursos viabilizados pela Prefeitura de Curitiba serão contrapartidas a novos financiamentos federais.

Já em 2018, a Prefeitura de Curitiba havia obtido a homologação, pelo Governo Federal, das Sínteses de Projeto Aprovado para a segunda etapa das obras do Ligeirão Norte-Sul (do Santa Cândida ao Capão Raso).

Porém, desde então, não foram emitidas as Autorizações para o Início de Obra e nem liberados os recursos necessários para o município iniciar as intervenções conforme previsto anteriormente.

Curitiba
Ilustração: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Sem interrupção

As obras serão pontuais e não irão paralisar o sistema de transporte que funciona no eixo sul. Para a operação da linha direta de biarticulados no trecho Sul serão feitas obras de infraestrutura de ultrapassagem nos dois sentidos das estações-tubo Petit Carneiro, Silva Jardim, Dom Pedro I, Morretes, Carlos Dietzsch, Itajubá, Sebastião Paraná, Vital Brasil, Hospital do Trabalhador e Pedro Gusso no eixo das avenidas Sete de Setembro e República Argentina. E ainda as estações José Bettega, Santa Regina e Ouro Verde, na Avenida Winston Churchill.

Durante a realização dos trabalhos nas estações, os ônibus farão desvio pela pista lenta do eixo estrutural, devidamente sinalizada.

“As estações serão desativadas pontualmente e o restante da linha funcionará normalmente para não prejudicar os usuários”, explica Olga Prestes, coordenadora de Mobilidade e Transporte da diretoria de Planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.

Ligeirão Sul
Ilustração: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Primeira etapa

Em 28 de março de 2018, a Prefeitura de Curitiba colocou em operação a primeira fase do linha direta Norte-Sul, com o Ligeirão Santa Cândida-Praça do Japão. A linha é opção de transporte direto, sem parada a cada 500 metros, para 117 mil passageiros por dia.

Ligeirão Sul Coletivo
Ilustração: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba

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