Linha Turismo ganha Cartão-Transporte para facilitar o embarque dos passageiros

A Linha Turismo saiu da era do papel e ganhou novidades. A Urbanização de Curitiba implantou o Cartão-Transporte para facilitar o embarque dos passageiros do ônibus mais famoso da capital paranaense.

Além possibilitar reembarques em todos os 25 atrativos do percurso, o cartão é estampado com imagens de ícones da cidade, uma lembrança para os turistas levarem para casa.

O Cartão-Transporte começou a ser usado nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro de 2019 e substitui as antigas cartelas de papel com os cinco tíquetes que os turistas recebiam.

Os primeiros cartões da Linha Turismo são estampados com fotos do Bosque do Papa, do Parque Tanguá, do Jardim Botânico e do Museu Oscar Niemeyer.

A novidade também melhora algumas regras da Linha Turismo. Com validade de 24 horas, o cartão permite agora reembarques em qualquer ponto de parada durante esse prazo.

“Assim o turista que preferir pode dividir o passeio em dois dias ou até repetir o percurso nesse prazo”, explica o diretor de Transporte da Urbanização de Curitiba, Aldemar Martins.

Linha Turismo Curitiba cartões
Foto: César Brustolin/Secretaria Municipal da Comunicação Social

A antiga cartela não tinha prazo de uso, mas limitava os reembarques a cinco pontos apenas. O novo cartão também amplia essa possibilidade, já que o passageiro pode descer em qualquer uma das paradas com direito a reembarcar depois de meia hora na linha. “É mais opção para conhecer os pontos turísticos da cidade”, disse Aldemar Martins.

Quem ainda tem a cartela da Linha Turismo com todos os tíquetes pode fazer a troca pelo cartão na sede da Urbanização de Curitiba, das 12h30 às 18h30, na Rodoferroviária, localizada na Avenida Presidente Affonso Camargo, 330. A Urbanização de Curitiba estabeleceu 30 dias de prazo, até o dia 2 de abril, para uso dos tiquetes remanecentes ou ainda para quem preferir não fazer a troca.

A linha opera somente de terça-feira a domingo. O valor atual do passe é de R$ 50,00. O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. O horário de operação da linha é das 9h às 17h30, a cada 30 minutos (veja aqui a tabela de horários).

Principais atrativos da cidade vistos do alto

A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade em ônibus de dois andares.

Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo circula a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 45 km em cerca de três horas.

Detalhes do passeio

– Ponto inicial na Praça Tiradentes

– Horário de operação: das 9h às 17h30, a cada 30 minutos

– Crianças até cinco anos não pagam a tarifa

Pontos turísticos

– Praça Tiradentes
– Rua das Flores
– Rua 24 Horas
– Museu Ferroviário
– Teatro Paiol
– Jardim Botânico
– Rodoferroviária – Mercado Municipal – Teatro Guaíra
– Universidade Federal do Paraná – Paço da Liberdade
– Memorial Árabe – Passeio Público
– Centro Cívico
– Museu Oscar Niemeyer
– Bosque do Papa – Memorial Polonês
– Bosque Alemão
– Universidade Livre do Meio Ambiente
– Parque São Lourenço
– Ópera de Arame – Pedreira Paulo Leminski
– Parque Tanguá
– Parque Tingui
– Memorial Ucraniano
– Portal Italiano
– Santa Felicidade
– Parque Barigui
– Torre Panorâmica
– Setor Histórico

Leia também

– A Stéfany contou em seu blog Seja Imensa o roteiro que ela definiu do ônibus Linha Turismo quando visitou a cidade em 2018 para as paradas com todos os comentários e dicas extras.

Sua experiência

E você? Já embarcou na Linha Turismo para conhecer os pontos turísticos de Curitiba? Nos conte abaixo nos comentários a sua experiência. 🙂

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br.

Um comentário em “Linha Turismo ganha Cartão-Transporte para facilitar o embarque dos passageiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.