Linha Verde e Avenida Presidente Kennedy terão motocaixas

Depois de testada em dois pontos das avenidas Victor Ferreira do Amaral e Marechal Floriano Peixoto, a sinalização específica para motocicletas em cruzamentos com semáforos será implantada no trecho sul da Linha Verde e na Avenida Presidente Kennedy.

Placas e pintura no pavimento (sinalização horizontal) vão indicar as chamadas motocaixas, que são os espaços delimitados especificamente para que motociclistas aguardem a abertura do sinal à frente dos demais veículos.

“O registro de acidentes envolvendo motos e as características geométricas das vias foram os fatores decisivos para a escolha dessas ruas para as próximas implantações das motocaixas”, afirma o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Os trabalhos de implantação da nova sinalização, sob responsabilidade das equipes da Superintendência de Trânsito, estarão prontos logo no início do ano.

Na Avenida Presidente Kennedy, as motocaixas estarão presentes nos 15 cruzamentos do trecho entre as avenidas República Argentina e Marechal Floriano Peixoto, nos dois sentidos. Além das motocaixas, toda a sinalização viária foi revitalizada.

“De acordo com dados do sistema Bateu, da Polícia Militar, informados à comissão do Programa Vida no Trânsito, o número de acidentes com motocicletas vem diminuindo, mas ainda é alto na Avenida Presidente Kennedy”, avalia o secretário.

De 2014 a julho de 2019, foram 130 acidentes registrados na avenida: mais de 20 por ano. Em 2019, foram 11 acidentes e, em 2018, outros 18 acidentes.

Na sequência

Já na Linha Verde serão 20 os cruzamentos semaforizados contemplados com a novidade, tanto nas pistas sentido Norte quanto naquelas do sentido Sul, no trecho entre a Avenida Comendador Franco até a Rua Izaac Ferreira da Cruz, que foi totalmente revitalizado pela Prefeitura de Curitiba.

Para 2020, outras vias com grande circulação de veículos vão receber o projeto das motocaixas, iniciativa já implementada em outras grandes capitais, como São Paulo.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.