Superintendência de Trânsito orienta sobre o uso das motocaixas na Avenida Presidente Kennedy

102
Motocaixa na Avenida Presidente Kennedy
Foto: Divulgação
Publicidade

Motoristas e motociclistas estão sendo orientados sobre o uso correto das motocaixas, espaços delimitados à frente dos demais veículos em cruzamentos semaforizados. A ideia, que vem sendo testada em diversos centros urbanos, é que as motocicletas ocupem o espaço e, na abertura do semáforo, saiam antes dos outros veículos.

Sinalizadas ao longo da Avenida Presidente Kennedy, com placas e pintura específica no pavimento, as motocaixas foram implantadas em 15 cruzamentos do trecho entre as avenidas República Argentina e Marechal Floriano Peixoto, nos dois sentidos. Além das motocaixas, toda a sinalização viária foi revitalizada na avenida.

Para explicar sobre essa novidade para quem utiliza a via de forma rotineira, agentes da Escola Pública de Trânsito estão fazendo orientações. O trabalho continua ao longo de toda a próxima semana, nos períodos da manhã e da tarde.

Publicidade

“O motorista do carro ou caminhão precisa aguardar antes do espaço sinalizado para motos, sem ocupá-lo. Já o motociclista pode avançar para a motocaixa enquanto aguarda a abertura do sinal”, explica a superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella.

A Avenida Presidente Kennedy foi escolhida por registrar diversos acidentes envolvendo motocicletas. “Nesses primeiros dias da ação educativa, os agentes da Escola Pública de Trânsito já observam a grande utilização da motocaixa pelos condutores de motocicletas. A própria difusão da informação entre eles contribui para isso”, pontua a superintendente de Trânsito.

“Por outro lado, a sinalização induz o motorista a parar antes de chegar até a motocaixa”, acrescenta Rosângela Battistella.

Motocaixa Kennedy
Foto: Divulgação
Próxima via: Linha Verde

Na sequência, a Superintendência de Trânsito vai implantar motocaixas em 20 pontos no trecho sul da Linha Verde. A novidade estará presente da Avenida Comendador Franco até a Rua Izaac Ferreira da Cruz.

Em Curitiba, a motocaixa foi testada em dois outros pontos: na Avenida Victor Ferreira do Amaral (em frente ao Departamento de Trânsito do Paraná) e na Avenida Marechal Floriano (esquina com a Rua Marechal Deodoro).

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui