TCU aprova concessão dos lotes 4 e 5 das rodovias do Paraná

O Tribunal de Contas da União aprovou os editais dos lotes 4 e 5 das rodovias do Paraná, que integram o maior programa de concessões rodoviárias da América Latina. A medida viabiliza obras importantes para a modernização e a segurança da malha viária estadual.

Lotes 4 e 5 somam mais de mil quilômetros

Com extensão de 1.058 quilômetros, os dois lotes abrangem trechos estratégicos das regiões do Vale do Ivaí, Norte, Noroeste, Oeste e Centro-Oeste do estado. Também beneficiam o tráfego de veículos que vêm do Paraguai, de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

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  • Investimentos somam R$ 29,8 bilhões

    O lote 4 cobre 627,52 quilômetros e inclui trechos das BRs 272, 369 e 376, além de oito rodovias estaduais. Já o lote 5, com 430,7 quilômetros, abrange cinco rodovias federais e estaduais. Juntos, os investimentos previstos chegam a R$ 29,8 bilhões, sendo mais de R$ 17 bilhões destinados a obras.

    Obras incluem duplicações, contornos e segurança viária

    Entre as melhorias estão 477 quilômetros de duplicações, 59 quilômetros de contornos, 20 quilômetros de vias marginais, 34 quilômetros de ciclovias e dezenas de passarelas. Os projetos também incluem dispositivos de segurança, como passa-faunas e pontos de ônibus.

    Leilão dos lotes 4 e 5 está previsto para o terceiro trimestre

    A Agência Nacional de Transportes Terrestres vai publicar os editais com ajustes solicitados pelo TCU. A previsão é que o leilão na B3 ocorra no terceiro trimestre de 2025. Os contratos terão validade de 30 anos, com cobrança baseada na menor tarifa por quilômetro.

    Paraná lidera concessões viárias na América Latina

    Com a aprovação dos editais dos lotes 4 e 5, o Paraná conclui o planejamento do novo modelo de concessão. Serão 3,3 mil quilômetros concedidos, com mais de R$ 60 bilhões em investimentos ao longo de três décadas.

    Conclusão

    A liberação dos editais dos lotes 4 e 5 representa um avanço crucial para a infraestrutura do Paraná. O modelo adotado prioriza tarifas mais baixas e obras estruturantes, que beneficiam motoristas, transportadoras e o desenvolvimento regional.

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