Motorista de caminhão utiliza Área de Escape da BR-376 em Guaratuba

O motorista de uma carreta carregada com 34 toneladas de celulose descia a serra da BR-376 na manhã desta quarta-feira, dia 15 de abril de 2020, por volta das 11h, quando percebeu problemas no sistema de freios na altura do quilômetro 668, em Guaratuba. O motorista fez uso da Área de Escape do quilômetro 671,7, parando a carreta em segurança.

Segundo a concessionária Arteris Litoral Sul, o caminhoneiro, de 38 anos, viaja semanalmente por este trecho – e já conhecia as duas áreas de escape da rodovia – o que contribuiu para evitar o acidente. Assim que percebeu problemas nos freios, seguiu a sinalização – até direcionar a carreta na faixa quadriculada e percorrer 47 metros na caixa de cinasita.

Arteris Carreta BR-376
Equipe de operações prestou atendimento na ocorrência com término por volta das 15h30 (Foto: Divulgação/Arteris Litoral Sul)

No total, cerca de 15 profissionais da concessionária foram mobilizados nesta ocorrência – prestando inicialmente a avaliação clínica do condutor e já na sequência os trabalhos para providenciar a remoção do veículo. O motorista, que fazia a rota de Ortigueira para Canoas, não se feriu e seguiu viagem ainda durante a tarde – já com o sistema de freios restabelecido.

Este foi o quarto acidente evitado pelas áreas de escape da BR-376 somente neste mês de abril – com duas ocorrências registradas no dia 4 de abril, na Área de Escape do quilômetro 667,3, e outra também no quilômetro 671,7 no último dia 9 de abril. Agora, no total, já são 260 utilizações com 383 vidas salvas nas duas áreas. A primeira a ser inaugurada, em 2011, foi a do quilômetro 671,7, enquanto que a do quilômetro 667,3 entrou em operação em novembro de 2019.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br ou envie uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Um comentário em “Motorista de caminhão utiliza Área de Escape da BR-376 em Guaratuba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.