Nova Área de Escape é liberada para operação na BR-376 em Guaratuba

A rodovia BR-376 passa a contar com uma nova Área de Escape, na altura do km 667,3 em Guaratuba. A estrutura será liberada nesta quinta-feira, dia 14 de novembro, e servirá como mais um recurso de emergência para motoristas de veículos que apresentem problemas nos freios na descida da Serra.

As áreas de escape são construídas nas margens das rodovias – principalmente em trechos de descida da Serra – com objetivo de auxiliar a frenagem de veículos desgovernados. A estrutura é planejada com faixa de acesso direcionada para uma caixa com profundidade de até 1,1 metro – preenchida com cinasita (argila expandida, similar a utilizada em vasos de plantas).

A lógica é semelhante a aplicada em pistas de automobilismo (caixa de brita) e faz com que o veículo reduza a velocidade a zero – minimizando ao máximo possíveis danos ao veículo e preservando a condição física dos condutores.

A nova Área de Escape foi construída na margem esquerda da pista sul – justamente para facilitar o acesso de veículos com excesso de velocidade. A estrutura tem faixa de aproximação de 500 metros para entrada, com sinalização horizontal indicativa quadriculada, caixa de cinasita com 1,1 metro de profundidade e 150 metros de extensão, além de duas faixas laterais pavimentadas para operação e transbordo dos veículos.

Além da complexidade geológica do local, que exigiu planejamento especial para execução da obra, a nova Área de Escape conta com um diferencial – ela possui duas pontes rolantes sobre trilhos ao longo de toda a extensão da área, com capacidade para movimentação de até 70 toneladas de carga.

Na prática, o equipamento automatizado será utilizado para acelerar a movimentação e remoção dos veículos que adentrarem a área – otimizando a operação e liberação.

“Esta é certamente a Área de Escape mais moderna e tecnológica construída até hoje no Brasil. E é motivo de orgulho para todos nós que ela seja inaugurada no trecho da Arteris – uma companhia com engajamento comprovado na viabilização de obras para ampliação da segurança viária”, avalia César Sass, diretor de operações Sul da Arteris.

Dispositivo para emergências em Serras

O comportamento dos motoristas profissionais na condução de veículos pesados é fundamental para prevenção de acidentes. Em trechos de descida de Serra, por exemplo, é imprescindível que os condutores utilizem o freio motor para o trânsito em segurança. Também deve ser obrigação de todos o respeito às leis de trânsito para preservação da vida.

Além da conduta de prevenção quando o veículo já está na estrada, a correta execução da manutenção preventiva e de revisão deve ser prática obrigatória de empresas de transporte de carga e proprietários de veículos autônomos.

Quando ao menos uma dessas medidas falha, acontecem as ocorrências de veículos desgovernados – sem freios em trechos com declives. E nestes momentos, investimentos em infraestrutura, como mais este executado pela Arteris, podem atenuar e prevenir acidentes com alto potencial de risco.

A Serra do Mar da BR-376, em especial, exige ainda maior atenção de condutores e transportadores. Isso porque ela possui 19 quilômetros de extensão, localizada a cerca de 30 minutos de Curitiba – do quilômetro 660 ao quilômetro 679.

Nesse segmento, a queda de altitude é de aproximadamente 710 metros entre o início e término da Serra – o que requer perícia dos condutores no uso de freio motor e manutenção em dia. Situação que se torna ainda mais delicada, diante da grande movimentação de veículos pesados por dia na pista de descida – com trânsito diário de 7 mil veículos pesados.

Primeira Área de Escape foi inaugurada pela Arteris em 2011

Logo que a concessionária Arteris Litoral Sul assumiu a administração da BR-376, em 2008, a equipe de engenharia propôs a construção da primeira Área de Escape – no km 671,7 em Guaratuba, devido ao cenário de frequentes tombamentos na região.

A obra foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e inaugurada em 2011. Desde então, já foi utilizada por 228 veículos pesados – o que demonstrou a eficiência e assertividade do dispositivo. O resultado positivo fez com que a Arteris propusesse a construção de duas novas áreas no país – esta que será liberada nesta quinta-feira e outra no trecho da rodovia Régis Bittencourt – inaugurada em 2018 – já utilizada 22 vezes desde então.

A nova área da BR-376 foi proposta justamente para o ponto mais crítico da rodovia – no trecho que antecede a série de curvas que inclui a conhecida “curva da Santa” (quilômetro 668,5) – curva acentuada com muitos registros de acidentes envolvendo veículos sem freios. Em razão disso, é grande a expectativa de melhoria da segurança viária no local.

Melhorias em infraestrutura e mais segurança viabilizadas pela concessão

A inauguração da nova Área de Escape é mais um capítulo da trajetória do case de melhoria a partir de investimentos da Arteris Litoral Sul na BR-376. Com R$ 3,3 bilhões já investidos na concessão, a Arteris Litoral Sul transformou a realidade deste trecho – com construção de 6 trevos, 11 quilômetros de terceiras faixas, 17 quilômetros de vias marginais, 5 passarelas, 2 pontes, duas áreas de escape, cinco controladores de velocidade e implantação de iluminação na Serra (30 quilômetros).

Todo esse investimento resultou na melhoria de segurança da rodovia – reduzindo as estatísticas de acidentes em 40% – e em 33% o total de vítimas fatais na comparação entre 2010 e 2018.

Os números que fizeram desta uma obra de grande porte

A complexidade geotécnica natural do trecho de descida da Serra da BR-376 exigiu grande esforço de engenharia e investimento de aproximadamente R$ 20 milhões por parte da concessionária – para transformar a nova área de escape em realidade.

Foram oito meses de obras, com etapas de terrapleno, construção de base para pista, pavimentação, sinalização e implantação das duas pontes rolantes – até o término da obra neste mês de novembro. No pico da construção, 134 trabalhadores atuaram na obra, com destaque também para a quantidade de material mobilizado: 317 mil quilos de aço, 21 mil m³ de aterro com pedra, 1.268 metros de estacas, 2.795 m³ de concreto.

Mobilidade Curitiba

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