Mudanças na rampa da porta dos ônibus ligeirinhos são testadas

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ligeirinho dos ônibus
Foto: Lucília Guimarães/Secretaria Municipal da Comunicação Social
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Nesta segunda-feira, dia 11 de fevereiro, a Urbs (Urbanização de Curitiba) começou a testar algumas mudanças no sistema de embarque e desembarque em nível, dentro das estações-tubo, para melhorar a velocidade operacional dos ônibus ligeirinhos. A mudança também contempla medidas para evitar a ação de “fura-catracas”.

Os testes estão sendo feitos em cinco estações-tubo da linha direta (Ligeirinho) Centenário: Marechal Deodoro, Praça do Expedicionário, Jardim Botânico e Terminal Centenário. Fiscais da Urbanização de Curitiba acompanharão os primeiros dia dos testes.

O ajuste pretendido pela área de Tecnologia do Transporte da Urbanização de Curitiba aproxima mais os ônibus da plataforma de embarque e desembarque de passageiros, eliminando a rampa da porta dos veículos. Um dispositivo para orientar o motorista no momento da chegada do ônibus na estação-tubo foi instalado na via.

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“Para os testes foram retiradas as rampas dos ônibus, que vão parar mais encostados na porta da estação. Nossa intenção é que isso traga ganho de velocidade operacional para a linha, pois elimina o tempo para o encaixe das rampas”, disse o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.

ligeirinho rampa porta
Foto: Lucília Guimarães/Secretaria Municipal da Comunicação Social

Um protótipo já foi feito para avaliação dos técnicos e operadores. Nesta etapa, os testes passam para a etapa operacional da linha, com passageiros e dependendo dos resultados, a Urbanização de Curitiba levará os testes também para os biarticulados, disse Ogeny Pedro Maia Neto.

Na frota de ônibus com embarque em nível, as rampas laterais dos veículos estão entre os itens que mais exigem manutenção. “Certamente teremos menos custos com manutenção nesses modelos de ônibus se os ajustes forem aprovados pela população e também pelos motoristas”, disse.

Com a mudança no embarque e desembarque, a Urbanização de Curitiba também instalou um guarda-corpo vertical nas portas das estações-tubo, que funcionarão como barreira para evitar a invasão dos “fura-catracas”.

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