Quais os 10 carros mais confiáveis para se comprar no Brasil?

543
Carros mais confiáveis
Imagem de Free-Photos por Pixabay
Publicidade

Grand Siena, da Fiat, lidera a lista dos veículos que apresentam menos falhas mecânicas e/ou eletroeletrônicas no levantamento da Engie

Os dados foram coletados em 2018 pelos dispositivos Engie instalados em mais de 45 mil veículos no Brasil para identificar com exclusividade quais são os carros brasileiros que apresentaram menos falhas mecânicas, elétricas e eletrônicas. A amostragem foi feita com no mínimo 500 carros de cada modelo com mais de um ano de uso.

O resultado apontou que o Grand Siena, da Fiat, é o primeiro da lista dos carros com pouquíssimas falhas registradas. Ficam em segundo, todos empatados, o Etios da Toyota, o HR-V da Honda e o Gol e o Polo, da Volkswagen (veja a tabela completa ao fim do artigo).

“Esses dados são esclarecedores para o motorista que vai comprar um seminovo”, opina Eduardo Kan Golcman, gerente de marketing Brasil da startup israelense que desenvolveu o dispositivo Engie. “O motorista não tem o conhecimento técnico que um mecânico possui para fazer uma avaliação real do estado dos carros que estão à venda.”

Publicidade

O levantamento para identificar quais os veículos com menos falhas registradas tem precisão e são exclusivos da Engie. Isso porque o dispositivo tem acesso aos dados de um carro ao ser conectado à entrada OBD2 – sigla em inglês para “diagnóstico de bordo” -, verificando mais de 10 mil itens em tempo real.

O motorista pode instalar o dispositivo Engie no carro para otimizar o rendimento do mesmo e se prevenir contra ocorrências de problemas maiores, além de obter uma economia de até 30% na manutenção preventiva do veículo e em gastos diários. A vantagem sobre os computadores de bordo vai além ao indicar um marketplace com mecânicos credenciados pela Engie por geolocalização.

O dispositivo Engie é fácil de ser instalado e não é cobrada nenhuma mensalidade. Basta conectá-lo ao veículo e baixar o aplicativo no celular para que a varredura do carro tenha início com o carro ligado. O aparelho é compatível com modelos do ano 2002 (para álcool e gasolina) e 2005 (para diesel) em diante.

Além do Brasil, o dispositivo Engie é vendido em Israel, Reino Unido, Estados Unidos, Espanha e México. Nesses países, são 150 mil veículos conectados e 250 mil downloads realizados. No Brasil, um dos mercados mais promissores, são 45 mil veículos conectados e 90 mil downloads. A startup ainda tem dois produtos disponíveis no país, o Engie Connect e o Engie Frotas.

Confira abaixo os modelos e as porcentagens de falhas registradas:

– Grand Siena da Fiat: 2%
– Etios da Toyota: 3%
– Gol da Volkswagen: 3%
– HR-V da Honda: 3%
– Polo da Volkswagen: 3%
– Voyage da Volkswagen: 4%
– Ranger da Ford: 5%
– Fox da Volkswagen: 5%
– City da Honda: 5%
– Onix da Chevrolet: 6%

MOBILIDADE CURITIBA

Siga o Mobilidade Curitiba no Twitter e Instagram e fique informado sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui