Nova sinalização no Portão deixa o trânsito mais seguro

Nova pintura, tachões refletivos e calotas (tartarugas) nas paradas obrigatórias dos cruzamentos fazem parte das primeiras intervenções para aumentar a segurança viária na Rua Carlos Dietzsch, no bairro Portão.

Projeto elaborado pela Superintendência de Trânsito prevê, ainda, novidades no médio e no longo prazos em cruzamentos diversos da rua, que tem uma geometria diferente, para a qual várias outras vias confluem.

As intervenções foram apresentadas à comunidade em uma reunião na sede da Superintendência de Trânsito. O encontro teve a participação de representantes do Conselho de Segurança do bairro e vereadores.

“Estudamos soluções de engenharia para evitar acidentes e apresentamos a estratégia de ação a moradores e comerciantes, que aprovaram o projeto na reunião”, conta o diretor diretor de projetos e implantação da Superintendência de Trânsito, Maurício Razera.

De acordo com ele, a intenção foi propor mudanças que, aliadas à atenção, prudência e bom senso do motorista, possam reduzir colisões e acidentes.

Nova sinalização
Foto: Valdecir Galor/Secretaria Municipal de Comunicação Social

“Aliado às melhorias, o motorista precisa respeitar as leis e a sinalização de trânsito, incluindo o limite de velocidade estipulado para as vias”, ressalta Maurício Razera.

A primeira medida foi o reforço na sinalização horizontal, que foi executado no início do mês. Agora estão sendo colocados tachões e calotas, para chamar a atenção e reduzir a velocidade do motorista, nos cruzamentos da Rua Carlos Dietzsch com as ruas Dom Orione, Pinheiro Guimarães, Agostinho Merlin, Fábio de Souza, Capiberibe e Capitão Tenente Máris de Barros.

“Além dos tachões, fizemos pintura de faixas (zebrados), para melhorar o alinhamento dos cruzamentos e estimular a desaceleração, evitando o avanço de preferencial”, explica o diretor da Superintendência de Trânsito.

Configuração geométrica

Outra reclamação constante nas vias transversais à Rua Carlos Dietzsch no Portão era de visibilidade comprometida, pela configuração geométrica em alguns cruzamentos. Para resolver esse problema, dois trechos deixarão de fazer a transposição.

São eles: Rua Curupis, na intersecção com as ruas Carlos Dietzsch e Francisco Klemtz; e Rua Curupaitis, esquina com as ruas Padre Leonardo Nunes e Carlos Dietzsch. Essas alterações devem ser concluídas ainda nesta semana.

Num prazo maior, o projeto do município inclui a implantação de um binário nas ruas Padre Leonardo Nunes e Francisco Klemtz, depois que elas forem recapeadas. “Essa alteração fará a ligação do fluxo de veículos com o binário já existente das ruas Tamoios e Tabajara”, diz Maurício Razera.

A reestruturação no trânsito para esse trecho do Portão inclui, ainda, a implantação de semáforos nos cruzamentos com a Rua Carlos Dietzsch, com previsão para 2020.

A rotatória na confluência das ruas Engenheiro Heitor Soares Gomes e Coronel Airton Plaisant também deve ser substituída por semáforos, após correção de geometria na via, a ser executada pela Administração Regional.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.