Novas obras do Ligeirão Norte-Sul começam pelo Portão

A mobilização das equipes de trabalho começou nesta terça-feira, dia 4 de agosto de 2020, e tiveram início, na estação-tubo Morretes, no Portão, as obras do Ligeirão Norte-Sul. Os serviços se estenderão por 12 meses da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal do Pinheirinho.

A requalificação das estações-tubo vai possibilitar a conclusão do roteiro do Ligeirão do Santa Cândida ao Pinheirinho, bastante aguardada pelos curitibanos.

Divididas em três lotes ao longo das avenidas República Argentina e Winston Churchill, as intervenções estão sob a supervisão da Secretaria Municipal de Obras Públicas e são executadas pela empresa Betacem e o consórcio Compasa BR Infra Construções, vencedores da licitação que soma R$ 29,4 milhões.

Para a realização dos serviços na estação-tubo Morretes, que também fica em frente ao Colégio Estadual Pedro Macedo, nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, foram implantados desvios na Avenida República Argentina, no sentido Centro. O primeiro desvio acontece no trecho entre as ruas Engenheiro Niepce da Silva e Arion Niepce da Silva. E, o segundo, entre as ruas Arion Niepce da Silva e Morretes.

Ligeirão Norte-Sul
Foto: Daniel Castellano/Secretaria Municipal de Comunicação Social

O acesso aos moradores da região afetada pelos desvios está liberado. Durante a noite, quando as obras são paralisadas, a pista fica sem restrição ao tráfego. A previsão é de que os desvios perdurem até o próximo sábado, dia 8 de agosto, e que a estação-tubo Morretes seja removida na noite de sexta-feira, dia 7 de agosto.

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, já estão sendo feitas na Avenida República Argentina as agulhas para que os ônibus entrem e saiam da canaleta, lombadas, sinalização e implantação de tubos do novo sistema de drenagem.

“Estamos fazendo o trabalho que precede a remoção da estação-tubo e, na sequência, entraremos na fase do desalinhamento dos pontos de parada do transporte coletivo, com os serviços no pavimento, que será de concreto, e nas calçadas”, apontou Rodrigo Rodrigues.

Será feita a requalificação de 26 estações-tubo no corredor de transporte para completar o roteiro do Ligeirão Norte-Sul, do Santa Cândida ao Pinheirinho. A pavimentação em concreto será aplicada nos pontos de parada e novas calçadas também serão feitas. E, em conjunto com a nova estrutura de transporte coletivo, também serão implantadas ciclofaixas ao longo do eixo estrutural.

Ligeirão Norte-Sul
Foto: Daniel Castellano/Secretaria Municipal de Comunicação Social
Milhares de passageiros

Segundo dados da Urbanização de Curitiba, empresa responsável pela gestão do transporte coletivo da capital paranaense, pelo eixo Norte-Sul são transportados diariamente 350 mil passageiros. Durante a pandemia do novo coronavírus, esse número registrou uma queda de 44% e atualmente são 195 mil passageiros por dia a utilizar os ônibus que circulam no eixo.

Durante a realização das obras, o sistema de transporte não será paralisado. Para a operação da Linha Direta de biarticulados no trecho Sul serão feitas intervenções para permitir a ultrapassagem nos dois sentidos das estações-tubo Petit Carneiro, Silva Jardim, Dom Pedro I, Morretes, Carlos Dietzsch, Itajubá, Sebastião Paraná, Vital Brasil, Hospital do Trabalhador e Pedro Gusso no eixo da Avenida República Argentina. E, ainda, as estações José Carlos Braga Bettega, Santa Regina e Ouro Verde, na Avenida Winston Churchill.

Enquanto o trabalho estiver em andamento, os ônibus farão desvio pela pista lenta do eixo estrutural.

Ligeirão Norte-Sul
Foto: Daniel Castellano/Secretaria Municipal de Comunicação Social

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br ou envie uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.