Na próxima semana, a Prefeitura de Curitiba deverá dar início às obras do Ligeirão Sul, desde a Praça do Japão até o Terminal do Pinheirinho. Estão em fase final os ajustes documentais para a assinatura das ordens de serviço com a empresa O Betacem Ltda e o consórcio Compasa BR Infra Construções Ltda, vencedores da licitação que soma R$ 29,4 milhões.
Com recursos próprios do município, os investimentos serão contrapartida ao financiamento para o Ligeirão no corredor Leste-Oeste (Pinhais – Campo Comprido), em negociação junto ao New Development Bank.
“Ampliamos os investimentos em transporte público e em infraestutura viária e cicloviária. Já colocamos em operação o primeiro trecho do Ligeirão, cuja infraestrutura estava pronta e sem funcionar. Seguimos em frente em favor da mobilidade segura e sustentável”, afirma o prefeito Rafael Greca.
No eixo das avenidas República Argentina e Winston Churchill serão três lotes de obras para construção da estrutura de ultrapassagem da linha direta. Serão feitas a pavimentação em concreto nos pontos de parada, novas calçadas e a requalificação de 26 estações-tubo no corredor de transporte para ligação completa do Ligeirão Norte-Sul do Santa Cândida ao Pinheirinho.
Do total a ser investido, R$ 15,98 milhões fazem parte dos lotes 10.1 e 10.2 para as obras nos dois lados da via das estações Silva Jardim, Carlos Dietzsch, Itajubá e também Dom Pedro I e Morretes. A empresa Betacem Construções e Empreendimentos Ltda será a responsável pelas obras neste trecho.
Outros R$ 13,49 milhões serão investidos nas intervenções das estações Petit Carneiro, Sebastião Paraná, Vital Brasil, Hospital do Trabalhador, Pedro Gusso, João Bettega, Santa Regina e Ouro Verde sob a responsabilidade do consórcio formado pelas empresas Compasa do Brasil e BR Infra Construções Ltda.
Em conjunto com a estrutura de transporte será implantada infra para a ciclomobilidade com ciclofaixas ao longo do eixo estrutural.
Sem interrupção
As obras serão pontuais e não irão paralisar o sistema de transporte que funciona no eixo sul.
Para a operação da Linha Direta de biarticulados no trecho Sul serão feitas obras de infraestrutura de ultrapassagem nos dois sentidos das estações-tubo Petit Carneiro, Silva Jardim, Dom Pedro I, Morretes, Carlos Dietzsch, Itajubá, Sebastião Paraná, Vital Brasil, Hospital do Trabalhador e Pedro Gusso no eixo da Avenida República Argentina.
E ainda as estações José C. Bettega, Santa Regina e Ouro Verde, na Avenida Winston Churchill.
Durante a realização dos trabalhos nas estações, os ônibus farão desvio pela pista lenta do eixo estrutural, devidamente sinalizada. O tempo estimado de obras é de 12 meses.
Primeira etapa
Em 28 de março de 2018, a Prefeitura de Curitiba colocou em operação a primeira fase do Linha Direta Norte-Sul, com o Ligeirão Santa Cândida – Praça do Japão.
A linha é opção de transporte direto, sem parada a cada 500 metros, para 117 mil passageiros por dia que fazem o deslocamento no trecho que está em funcionamento até a estação Bento Viana e retorno ao Santa Cândida.
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Deveria ser colocada uma grande estação tubo no centro da canaleta com portas dos dois lados em vez de duas estações tubo dessa maneira haveria apenas um cobrador de ônibus, É também deixaria mais difícil a ação dos fura-catracas…