Prefeitura de Curitiba encaminha início das obras do Ligeirão Sul

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Curitiba
Ilustração: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
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Na próxima semana, a Prefeitura de Curitiba deverá dar início às obras do Ligeirão Sul, desde a Praça do Japão até o Terminal do Pinheirinho. Estão em fase final os ajustes documentais para a assinatura das ordens de serviço com a empresa O Betacem Ltda e o consórcio Compasa BR Infra Construções Ltda, vencedores da licitação que soma R$ 29,4 milhões.

Com recursos próprios do município, os investimentos serão contrapartida ao financiamento para o Ligeirão no corredor Leste-Oeste (Pinhais – Campo Comprido), em negociação junto ao New Development Bank.

“Ampliamos os investimentos em transporte público e em infraestutura viária e cicloviária. Já colocamos em operação o primeiro trecho do Ligeirão, cuja infraestrutura estava pronta e sem funcionar. Seguimos em frente em favor da mobilidade segura e sustentável”, afirma o prefeito Rafael Greca.

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Ligeirão Sul
Ilustração: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba

No eixo das avenidas República Argentina e Winston Churchill serão três lotes de obras para construção da estrutura de ultrapassagem da linha direta. Serão feitas a pavimentação em concreto nos pontos de parada, novas calçadas e a requalificação de 26 estações-tubo no corredor de transporte para ligação completa do Ligeirão Norte-Sul do Santa Cândida ao Pinheirinho.

Do total a ser investido, R$ 15,98 milhões fazem parte dos lotes 10.1 e 10.2 para as obras nos dois lados da via das estações Silva Jardim, Carlos Dietzsch, Itajubá e também Dom Pedro I e Morretes. A empresa Betacem Construções e Empreendimentos Ltda será a responsável pelas obras neste trecho.

Curitiba
Ilustração: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba

Outros R$ 13,49 milhões serão investidos nas intervenções das estações Petit Carneiro, Sebastião Paraná, Vital Brasil, Hospital do Trabalhador, Pedro Gusso, João Bettega, Santa Regina e Ouro Verde sob a responsabilidade do consórcio formado pelas empresas Compasa do Brasil e BR Infra Construções Ltda.

Em conjunto com a estrutura de transporte será implantada infra para a ciclomobilidade com ciclofaixas ao longo do eixo estrutural.

Sem interrupção

As obras serão pontuais e não irão paralisar o sistema de transporte que funciona no eixo sul.

Para a operação da Linha Direta de biarticulados no trecho Sul serão feitas obras de infraestrutura de ultrapassagem nos dois sentidos das estações-tubo Petit Carneiro, Silva Jardim, Dom Pedro I, Morretes, Carlos Dietzsch, Itajubá, Sebastião Paraná, Vital Brasil, Hospital do Trabalhador e Pedro Gusso no eixo da Avenida República Argentina.

E ainda as estações José C. Bettega, Santa Regina e Ouro Verde, na Avenida Winston Churchill.

Durante a realização dos trabalhos nas estações, os ônibus farão desvio pela pista lenta do eixo estrutural, devidamente sinalizada. O tempo estimado de obras é de 12 meses.

Primeira etapa

Em 28 de março de 2018, a Prefeitura de Curitiba colocou em operação a primeira fase do Linha Direta Norte-Sul, com o Ligeirão Santa Cândida – Praça do Japão.

A linha é opção de transporte direto, sem parada a cada 500 metros, para 117 mil passageiros por dia que fazem o deslocamento no trecho que está em funcionamento até a estação Bento Viana e retorno ao Santa Cândida.

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2 COMENTÁRIOS

  1. Deveria ser colocada uma grande estação tubo no centro da canaleta com portas dos dois lados em vez de duas estações tubo dessa maneira haveria apenas um cobrador de ônibus, É também deixaria mais difícil a ação dos fura-catracas…

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