Obra de construção da segunda Área de Escape da BR-376 em Guaratuba entra na etapa final

As obras de construção da segunda Área de Escape da rodovia BR-376, no quilômetro 667,3 da pista sul em Guaratuba, entram na última etapa a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de setembro.

Com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões por parte da concessionária Arteris Litoral Sul, o novo dispositivo deve contribuir ainda mais para redução de acidentes na descida da Serra do Mar – entre Curitiba e Garuva.

Desde o mês de março, as equipes se concentram nos serviços de construção do muro de contenção e trabalhos de terraplenagem. A partir de agora, iniciam-se os trabalhos de construção das paredes laterais da caixa de escape, implantação do trilho do pórtico rolante e implantação do pavimento com sinalização.

Os trabalhos, com cerca de 100 trabalhadores no canteiro de obras, devem ser intensificados neste mês de setembro e devem ser concluídos em outubro.

Esta será a segunda Área de Escape construída pela Arteris Litoral Sul na serra da BR-376, que se inicia no quilômetro 656 e se estende até o quilômetro 675, com declive de altitude de 710 metros.

O primeiro dispositivo está localizado no quilômetro 671 e já evitou 223 acidentes desde sua inauguração em agosto de 2011. Já a nova Área de Escape estará localizada no quilômetro 667,3, ponto que antecede a série de curvas que incluem a “curva da Santa” – quilômetro 668,5.

A nova Área de Escape se localiza ao lado esquerdo da via, com faixa de aproximação de 500 metros para entrada, caixa de cinasita para frenagem dos veículos com 150 metros de extensão, e duas faixas laterais para operação e transbordo.

Além disso, o novo dispositivo também contará com um pórtico rolante automatizado – estrutura similar a utilizada para movimentação de containers com objetivo de auxiliar na retirada dos veículos da caixa de escape.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br.

Um comentário em “Obra de construção da segunda Área de Escape da BR-376 em Guaratuba entra na etapa final

  • 15 de setembro de 2019 em 20:51
    Permalink

    Ate que fim, estão arrumando essa desgraçada br376, trecho 666,7 a curva da santa do capeta, que matou vários caminhoneiros, inclusive o meu irmão em 13/02 caminhão da soberana que tem por vocês o vídeo tombando, só depois que morreram muitos que resolveram fazer pista de escape, país ordinário que espera morrer um monte de gente pra depois arrumar, paga se impostos pra que não é?, Oque me consola e que agora os pais de família não vão perder suas vidas aí, aproveitem e arruma na curva as irregularidades dessa pista mal feita pra não tomar mais nenhum caminhão

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.