Obras alteram acessos do Contorno Norte para a rodovia dos Minérios

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Rodovia dos Minérios
Foto: José Fernando Ogura/Agência de Notícias do Paraná
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Estão previstas para esta quarta-feira, dia 29 de abril de 2020, alterações nos acessos do Contorno Norte de Curitiba (PR-418) em direção à rodovia dos Minérios (PR-092), que liga Curitiba à Almirante Tamandaré. Haverá bloqueio de alguns dos atuais acessos. Serão criados acessos provisórios, que estarão devidamente sinalizados.

Além disso, serão implementadas rotatórias na rodovia dos Minérios, possibilitando o retorno e o acesso ao destino desejado. Essas rotatórias, também devidamente sinalizadas, estarão localizadas antes e após o viaduto sobre a rodovia.

Minérios Trabalhos
Foto: José Fernando Ogura/Agência de Notícias do Paraná

A alteração no fluxo dos acessos acontece por conta da construção de novas pontes na rodovia dos Minérios, no trecho que está exatamente abaixo do Contorno Norte. Essa etapa envolve sondagens, confecção de estacas, lançamento de vigas e pavimentação, e o tempo previsto para conclusão é de seis meses.

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“Durante esse período, solicitamos aos motoristas que reduzam a velocidade e observem as sinalizações com muita atenção em todo o trecho”, explicou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

“As obras de duplicação na rodovia dos Minérios estão em andamento desde o ano passado, então já era esperado que em algum momento as intervenções afetassem o fluxo de veículos. É uma alteração temporária, mas necessária para o andamento das obras. Quando a duplicação for concluída, teremos um fluxo mais rápido e seguro na rodovia”, completou o secretário.

OBRAS

Serão investidos R$ 90,6 milhões para construir novas pistas, vias marginais, pontes, viadutos, passarela, calçadas e ciclovias no trecho entre Curitiba e Almirante Tamandaré, em uma extensão de 4,74 quilômetros.

O prazo de execução é de dois anos. “A obra de duplicação e ampliação da capacidade da PR-092 começa com a execução de todas as obras de arte especiais no trecho, que serão dez pontes e quatro viadutos. Vamos substituir as pontes antigas em quatro locais e construir duas pontes em uma travessia nova, graças a uma melhoria no traçado da rodovia”, explica o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná, Fernando Furiatti.

Após a conclusão das Obras de Arte Especiais, serão feitos os serviços nas pistas da rodovia. Eles começam com a terraplenagem e pavimentação das vias marginais, que terão oito metros de largura e sentido único. Após sua conclusão, elas irão receber o tráfego da via principal, que será fechada para a duplicação.

Minérios Obras
Foto: José Fernando Ogura/Agência de Notícias do Paraná

Somente nos pontos sem marginais será mantida aberta uma pista simples durante as obras. O objetivo é garantir que os condutores possam utilizar a rodovia durante a realização dos serviços com o mínimo de interferência possível.

Juntamente com as marginais serão implantadas calçadas para pedestres e ciclovia em ambos os lados da pista e também nos trechos sem marginal. Além disso, a obra inclui uma passarela para pedestres no quilômetro 10 mais 930 metros, local identificado como travessia de estudantes e ligação entre bairros.

Minérios Mapa
Foto: Divulgação/Departamento de Estradas e Rodagem
DUPLICAÇÃO

A duplicação começa um pouco antes da ponte sobre o Rio Barigui, próximo ao entroncamento com o Contorno Norte de Curitiba. Na via central da rodovia será implantado o pavimento rígido, constituído por placas de concreto de cimento de 27 centímetros de espessura, mais adequado para o volume de tráfego local, bem como para as características do solo da região. Cada sentido da rodovia terá duas faixas de 3,6 metros cada e acostamentos de ambos os lados.

Confira aqui uma apresentação do projeto.

DRENAGEM

As obras incluem a implantação de bueiros, bocas de lobo, sarjetas e drenos para lidar com a água da chuva e o lençol freático. Tanto a via central quanto as marginais irão receber bueiros simples tubulares de concreto novos para escoamento.

Além disso, sarjetas de concreto farão a drenagem superficial, captando a água da chuva e conduzindo-a para saídas laterais, enquanto a drenagem subterrânea será feita com a implantação de drenos longitudinais, que interceptam e rebaixam o lençol freático, preservando a terraplenagem e o pavimento.

Minérios Máquinas
Foto: José Fernando Ogura/Agência de Notícias do Paraná

Outros serviços de drenagem incluem a implantação de galerias, canaleta, caixas coletoras, caixa de ligação, descidas e entradas d’água.

A duplicação da PR-092 também irá receber os serviços de sinalização horizontal (pintura de linhas, faixas, símbolos e colocação de tachas refletivas) e sinalização vertical (placas), iluminação com postes de 12 metros de altura em intervalos de 40 metros, contenção com aterros e cortinas atirantadas, serviços complementares (abrigos em pontos de ônibus, cercas, rampas para acessibilidade, piso tátil, entre outros) e o remanejamento das redes de água e de esgoto.

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