Obras de pavimentação avançam em diversos bairros da cidade

A programação dos trabalhos de pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas será bastante intensa ao longo desta semana. De segunda-feira, dia 29 de julho, até o início da tarde do próximo sábado, dia 3 de agosto, quatorze ruas que cortam treze bairros da cidade estarão passando por obras.

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, a recuperação da malha viária de Curitiba busca dar mais segurança, conforto e qualidade de vida à população.

“Não há como negar que as obras de pavimentação causam um transtorno momentâneo. Mas, com a obra pronta e bem acabada, muitos benefícios são garantidos por muitos anos. O esforço e a paciência valem muito a pena”, disse.

As obras de implantação de pavimento asfáltico em ruas de saibro estarão ocorrendo em sete bairros. No Butiatuvinha, as melhorias acontecem na Rua José Wisnievski, no trecho de 88 metros que começa na esquina com a Rua Gerd Claassen e segue até o final da rua.

No Boqueirão, ficarão sem pó e lama 445 metros da Rua Professor José Nogueira dos Santos, entre a Rua Frei Henrique de Coimbra e a Linha Verde.

Asfalto sobre saibro

Os serviços de asfalto sobre saibro seguem no Cajuru, na Rua Doutor João Luiz Bettega, em 205 metros entre as ruas Leonardo Gelinski e Leonardo Novicki.

Chegam também na Estrada Velha do Barigui, no São Miguel, no trecho de 452 metros entre a Rua Doutor Mário Jorge e a Rua dos Palmares.

Mais conforto também para os moradores da Rua Antônio José Bonato, no bairro Ganchinho. Os 248 metros medidos a partir da esquina com a Rua Sílvio Corazza até o cruzamento com a Rua Rosildo Portela estão ganhando pavimento de asfalto.

Obras no Ganchinho
Obras de pavimentação na Rua Antônio José Bonato, no Ganchinho (Foto: Valdecir Galor/Secretaria Municipal da Comunicação Social)

No Tatuquara, os serviços alcançam dois trechos da Rua Ieda Cristina Ribeiro. São 242 metros entre as ruas Deputado Vidal Vanhoni e Heron Wanderley e entre as ruas João Enéas Ramos de Sá e Carlos Munhoz da Rocha.

No Santa Cândida, a Rua Vera Lúcia Bartenick que era de saibro terá asfalto novo no trecho de 97 metros entre as ruas Hildo da Paz e Doutor Álvaro Teixeira Pinto.

Pavimento recuperado

Além das ruas de saibro que estão ganhando asfalto, três vias de três bairros diferentes estão recebendo obras de reciclagem a frio do pavimento. No Cajuru, a Rua Doutor José Giostri terá novo piso em toda a sua extensão. São
665 metros de melhoria para moradores, motoristas e pedestres.

No Pinheirinho, a Rua Olindo Sequinel, no trecho de 505 metros entre a Avenida Winston Churchill e a Rua Fátima Bark, também terá obras de pavimentação. E, a Rua Maria Gabardo Mendes contará com a requalificação do seu pavimento nos 340 metros a partir do cruzamento com a Rua João Bettega até o final da rua, no Portão.

Fresa e recape

Mais quatro ruas estão passando por intervenções em seus pavimentos. As obras estão sendo realizadas pelo processo de fresa e recape. Elas são ligações entre bairros e servem de rota para o transporte coletivo.

Na Rua São Leopoldo, as ações estão no trecho entre as ruas General Mário Tourinho e a Coronel Feliciano Ribeiro, no Seminário. São 160 metros que se ligam a outro trecho de 540 metros, que também recebe obras a partir da esquina com a Rua Coronel Feliciano Ribeiro e seguem até o final da rua.

Os trabalhos continuam na Rua Francisco Derosso, no Xaxim, em 2.172 metros entre as ruas Antônio Rebelatto e Waldemar Loureiro Campos. A via é eixo de ligação entre Portão, Capão Raso, Pinheirinho, Bairro Novo, Xaxim, Jardim Paranaense e Sítio Cercado.

No Centro Cívico, a Rua Prefeito Rosaldo Gomes Mello Leitão tem obras nos 437 metros que partem da esquina com a Rua Ivo Leão e seguem até a Deputado Mário de Barros. Na Rua Ernani Santiago de Oliveira, a revitalização está nos 156 metros do trecho entre a Avenida Cândido de Abreu e a Rua Ivo Leão.

Alterações no transporte

Para a realização das obras, nesta terça-feira, dia 30 de julho e quarta-feira, dia 31 de julho, a estação-tubo Centro Cívico, nas proximidades da Assembleia Legislativa, estará desativada em razão de revitalização de pavimento na Rua Rosaldo Gomes Mello Leitão.

As obras estarão em meia pista, no entanto, por motivos operacionais a estação tem que ser temporariamente desativada.

Durante esse período de dois dias, os passageiros deverão usar a estação-tubo Prefeitura para embarque, desembarque e integração com outras linhas. As linhas afetadas são: 022 Inter 2 (sentido horário), 505 Boqueirão-Centro Cívico, 256 Barreirinha – Guadalupe e 702 Caiuá – Cachoeira.

Todas essas linhas irão parar na estação-tubo Prefeitura. Porém, a linha direta 022 Inter 2 (sentido horário) terá que fazer um breve desvio de itinerário para realizar a conversão na Avenida Cândido de Abreu.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.