O Expresso Exclusivo Saúde, em operação desde o dia 29 de junho, já transportou 547 profissionais que trabalham em hospitais e clínicas da cidade. Voltado para os profissionais que atua na linha de frente do combate à pandemia pela Covid-19, o ônibus ganhou a aprovação dos passageiros.
A linha exclusiva faz o trajeto do ônibus Pinheirinho – Rui Barbosa e abrange uma área com 13 hospitais, como o do Trabalhador, do Idoso, Santa Casa, Novo Mundo, Santa Cruz, Pequeno Príncipe, além de atender também a Unidade de Pronto Atendimento do Pinheirinho.
“A iniciativa é uma forma de o transporte coletivo contribuir para que essa população, que está ajudando a salvar vidas, consiga se deslocar com segurança, organização e dentro do horário até os hospitais”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.
O ônibus, modelo articulado, funciona com tarifa no mesmo valor que as demais linhas (R$ 4,50) e com dois horários de saída em cada ponto final. Às 6h e às 7h sai do Terminal Pinheirinho e às 18h20 e 19h20 da Praça Rui Barbosa. Os fiscais da Urbanização de Curitiba organizam a entrada dos passageiros no ônibus especial.
O Expresso Exclusivo Saúde atende tanto profissionais que atuam diretamente na saúde quanto em áreas de apoio em hospitais, como limpeza, alimentação e atendimento administrativo. Os profissionais precisam se identificar aos fiscais nos terminais com crachá ou documento que comprove que trabalham em hospitais.
Prioridade
Essa é a segunda medida adotada pela Urbanização de Curitiba para atender os profissionais que estão ajudando a salvar vidas durante a pandemia.
Os profissionais do setor já contam com prioridade no embarque nos ônibus da capital nas demais linhas. Por dia, cerca de 9,5 mil pessoas que atuam na saúde usam o transporte coletivo na cidade.