Os usuários da Linha 350 Atuba/Pinheirinho, que conecta o Norte ao Sul de Curitiba, terão uma ampliação que beneficiará moradores de Colombo, na Região Metropolitana. A linha será estendida da Estação Atuba até o Terminal Maracanã, localizado na Avenida Marginal José de Anchieta, 250, em Colombo.
Obras e melhorias na extensão da linha
As obras para viabilizar a extensão já estão em andamento, com a instalação de uma nova plataforma elevada no Terminal Maracanã. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) e a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). A previsão para conclusão é de aproximadamente 90 dias, embora o contrato com a empresa preveja até 180 dias para entrega das melhorias.
Ônibus articulados e redução no tempo de espera
Com o reforço na frota, que incluirá três novos ônibus articulados, o tempo de espera será reduzido, passando de intervalos de 7 para 5 minutos. Atualmente, a linha transporta cerca de 16 mil passageiros por dia útil. Após a ampliação, a expectativa é atender 19.200 passageiros diariamente.
Integração metropolitana e benefícios para os passageiros
O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destaca que a mudança foi planejada para garantir mais conforto e qualidade de vida aos passageiros. Segundo ele, “é mais oferta, mais regularidade e mais respeito com o tempo do passageiro. Assim damos mais um passo decisivo no fortalecimento da integração com o município vizinho de Colombo. Estamos ultrapassando divisas territoriais para colocar, em primeiro lugar, o que realmente importa: a vida, a rotina e o tempo dos nossos cidadãos”.
Maia Neto complementa que “a mobilidade de uma metrópole não pode ser limitada por fronteiras geográficas. Quem vive em Colombo e trabalha ou estuda em Curitiba, ou o contrário, merece um transporte público eficiente e seguro”. Ele visitou a Estação Atuba e as obras no Terminal Maracanã acompanhado do diretor-presidente da Amep, Gilson de Jesus dos Santos.
Extensão total da linha e integração regional
Ao final da obra, a linha, que atualmente possui uma extensão total de 36,181 quilômetros (ida e volta), receberá um acréscimo de 5,250 quilômetros, passando a operar com 41,431 quilômetros até Colombo.
A Estação Atuba, localizada na Linha Verde em Curitiba, foi inaugurada em 2024 e atende principalmente os municípios de Colombo, Quatro Barras e Campina Grande do Sul. Ela integra o transporte da Região Metropolitana, que engloba 29 municípios, incluindo a capital, e reúne uma população superior a 3,7 milhões de pessoas.
Para consultar qualquer linha de ônibus do transporte coletivo público de Curitiba, os interessados podem acessar o site da Urbs.