Placa azul luminosa: equipamento inaugurado em São José dos Pinhais incentiva travessia segura de pedestres

Uma placa azul luminosa foi instalada e inaugurada em São José dos Pinhais na noite da última quarta-feira, dia 12 de junho. O objetivo? Incentivar boas práticas no trânsito. O equipamento foi instalado sobre a faixa de pedestres no entorno do Terminal Central, esquina das ruas Doutor Norberto de Brito e Doutor Claudino dos Santos.

O local foi escolhido por ter um grande fluxo de pedestres – índice apontado por meio de um estudo realizado pela Secretaria de Transporte e Trânsito.

A primeira placa luminosa foi doada ao município pela empresa Sallus Transit Brasil como projeto piloto. Importadas da Itália, esse sistema de sinalização é utilizado em toda a Europa e a placa em questão é iluminada por lâmpadas de LED.

As placas indicativas têm imagem de um homem atravessando uma faixa, e acendem as lâmpadas ao anoitecer, iluminando a extensão da faixa para pedestres no chão, tornando a travessia mais segura, uma vez que fica bem visível aos motoristas.

Segundo o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, é importante que o Poder Público utilize a tecnologia para dar mais qualidade de vida à população. ”A ideia é levar essa tecnologia para os principais cruzamentos de São José dos Pinhais, para que o nosso pedestre possa atravessar a faixa com segurança e assim poder ter a sua vida preservada. É uma maneira de devolver à população aquilo que é dela de direito: um serviço público de qualidade”, afirma Toninho.

Placa azul
Foto: Paulo Szostak/Prefeitura de São José dos Pinhais

São José dos Pinhais é o primeiro município da região sul do Brasil a ter um equipamento desses. O diretor comercial da região sul da Sallus Transit Brasil, Francisco Carlos, garante que o equipamento tem apresentado resultados positivos, ou seja, contribuindo para diminuir o número de óbitos no trânsito. Francisco também garante a durabilidade do produto.

”Essa placa tem a durabilidade de no mínimo 8 anos. A Sallus Transit Brasil oferece aos seus clientes uma garantia de no mínimo um ano e esse LED não é um LED comum, que nós possamos comprar nas melhores lojas e fábricas do Brasil, é um LED feito sob medida, um LED importado, italiano, que é fabricado especialmente para dar segurança para essa placas funcionarem no mínimo 8, 10 anos”.

O secretário da Secretaria de Transporte e Trânsito, Fabrício Tambolo, acredita no potencial do equipamento como incentivo para um trânsito mais seguro e apoio para a campanha “Pedestre Seguro”, cujo objetivo é orientar o pedestre a pedir passagem com a mão ao atravessar faixa de pedestre e agradecer depois.

“Nós temos comemorado no município um número significativo de redução de óbito no trânsito. No primeiro semestre de 2019, nós temos zero óbito na faixa etária de 0 a 14 anos. É um objetivo da década a reduzir em 50% o número de óbitos no trânsito, nós estamos com 87% de redução, de janeiro a maio. Esse é o nosso intuito; trabalhar cada vez mais a campanha de educação para o pedestre, para o motorista e esse dispositivo hoje marca a nossa largada para a campanha de conscientização”.

Desde 2011, o Programa Educação Para o Trânsito é desenvolvido nas escolas municipais. Josiane Arruda, coordenadora do Programa, conta que um mapeamento realizado pela Secretaria de Transporte e Trânsito mostrou que muitos motoristas não param nas faixas de pedestres, apenas nas travessias elevadas e, por isso, foi desenvolvido o Projeto Pedestre Seguro.

“Essa ideia de implementar o projeto do Pedestre Seguro vem com uma expectativa de que os motoristas parem para os pedestres não somente nas travessias elevadas, mas também na faixa de pedestres e que os pedestre procurem esse locais mais seguros para a travessia. Estamos iniciando hoje uma campanha grande no município com esse foco realmente, e a ideia é que mude esse comportamento.”

A campanha será realizada por distribuição de flyers em pontos estratégicos do município, em entradas e saídas de escolas e também conta com a participação da comunidade para um trânsito mais seguro.

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito tem investido constantemente para a melhoria do trânsito com ênfase na segurança e na educação para o trânsito, essa ação, assim como as blitze tem trazido redução no índice de acidentes nos primeiros meses de 2019 comparado aos anos anteriores.

Trânsito Seguro
Foto: Paulo Szostak/Prefeitura de São José dos Pinhais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.