Prefeitos debatem planos diretores para cidades inteligentes

121
planos diretores
Foto: Divulgação/Smart City Expo Curitiba
Publicidade

Cinco prefeitos se reuniram na plenária principal do Smart City Expo Curitiba 2019 para discutir sobre os desafios, soluções e oportunidades para que seus municípios sejam cidades inteligentes.

O debate foi composto pelos prefeitos de Curitiba, Rafael Greca, de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, de São José dos Campos, Felício Ramuth, de Guarulhos, Gustavo Costa e de Joinville, Udo Dohler. O encontro foi mediado por Daniel Annenberg, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo.

Na abertura, o prefeito Rafael Greca ressaltou que escolheu a inovação como estratégia de governo para gerir Curitiba.

Publicidade

“Inventei o conceito de Vale do Pinhão, em Curitiba, para atrelar o nome da cidade com a tecnologia. Hoje temos startups que ganharam projeção internacional, projetos educacionais para que crianças aprendam robótica e tecnologia, entre vários projetos. Provocar a inovação é preciso, por isso Curitiba já é destaque como uma das cidades mais inteligentes do mundo”, disse Rafael Greca.

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Costa, destacou a importância de projetos de maior investimento e apontou Parcerias Público-Privadas como uma alternativa. Já Udo Dohler, prefeito de Joinville, disse que parcerias sem ônus são a alternativa que vem utilizando na cidade que administra.

Entre elas, o sistema eletrônico de informações, cujo modelo a administração joinvilense importou sem custos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e também o modelo de internet industrial desenvolvido na cidade.

Para o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, a tecnologia no setor público precisa estar associada à remuneração de serviço e não de produto. “É um erro achar que o poder público pode resolver tudo sozinho. No processo privado, o parceiro faz o investimento na frente, o que agiliza a implantação. E a remuneração é pelo tempo da concessão do serviço”, observou.

Gustavo Costa considera que é necessário adequar a solução à cidade e ao montante de investimento em questão. O prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Netto, disse que está sendo implantada em Salvador uma rede de infovias.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui