Cinco prefeitos se reuniram na plenária principal do Smart City Expo Curitiba 2019 para discutir sobre os desafios, soluções e oportunidades para que seus municípios sejam cidades inteligentes.
O debate foi composto pelos prefeitos de Curitiba, Rafael Greca, de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, de São José dos Campos, Felício Ramuth, de Guarulhos, Gustavo Costa e de Joinville, Udo Dohler. O encontro foi mediado por Daniel Annenberg, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo.
Na abertura, o prefeito Rafael Greca ressaltou que escolheu a inovação como estratégia de governo para gerir Curitiba.
“Inventei o conceito de Vale do Pinhão, em Curitiba, para atrelar o nome da cidade com a tecnologia. Hoje temos startups que ganharam projeção internacional, projetos educacionais para que crianças aprendam robótica e tecnologia, entre vários projetos. Provocar a inovação é preciso, por isso Curitiba já é destaque como uma das cidades mais inteligentes do mundo”, disse Rafael Greca.
O prefeito de Guarulhos, Gustavo Costa, destacou a importância de projetos de maior investimento e apontou Parcerias Público-Privadas como uma alternativa. Já Udo Dohler, prefeito de Joinville, disse que parcerias sem ônus são a alternativa que vem utilizando na cidade que administra.
Entre elas, o sistema eletrônico de informações, cujo modelo a administração joinvilense importou sem custos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e também o modelo de internet industrial desenvolvido na cidade.
Para o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, a tecnologia no setor público precisa estar associada à remuneração de serviço e não de produto. “É um erro achar que o poder público pode resolver tudo sozinho. No processo privado, o parceiro faz o investimento na frente, o que agiliza a implantação. E a remuneração é pelo tempo da concessão do serviço”, observou.
Gustavo Costa considera que é necessário adequar a solução à cidade e ao montante de investimento em questão. O prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Netto, disse que está sendo implantada em Salvador uma rede de infovias.