Seis linhas começam a operar com tarifa reduzida fora do horário de pico

A partir de quarta-feira, dia 16 de outubro, seis linhas de ônibus de Curitiba terão tarifa reduzida fora dos horários de pico.

A Urbanização de Curitiba vai implantar o modelo nas linhas:

  • Siga o Mobilidade Curitiba no X (antigo Twitter) @MobilidadeCTBA e fique informado sobre a mobilidade urbana de Curitiba, Região Metropolitana e do estado do Paraná
  • – 212 Solar
    – 213 São João
    – 214 Tingui
    – 265 Ahú – Los Angeles
    – 461 Santa Bárbara
    – 965 São Bernardo

    Ao todo, essas linhas atendem 18 mil passageiros por dia.

    A tarifa reduzida, de R$ 3,50 – R$ 1,00 mais barata que a normal – vai valer apenas para os horários das 9h às 11h e das 14h às 16h e para pagamento exclusivo com o cartão-transporte usuário.

    A Prefeitura de Curitiba vai implantar gradativamente a tarifa reduzida em mais linhas. Ao todo 17 linhas devem oferecer o benefício aos passageiros.

    As linhas escolhidas cruzam muitos bairros, têm um bom volume de passageiros e uma diferença acentuada entre o número de passageiros no horário de pico e fora dele.

    “Todas estas linhas têm queda média de 21% a 27% nos horários entre picos, enquanto a queda média do sistema total é de 18%”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.

    A tarifa reduzida é possível graças à aprovação do projeto de lei que flexibiliza a tarifa do transporte coletivo de Curitiba. Trata-se de uma experiência, para ver se a cobrança diferenciada não afeta o equilíbrio financeiro do sistema.

    Vantagens

    Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba, a flexibilização deve trazer também a diminuição da demanda nos horários de pico, o que pode gerar mais conforto para os passageiros.

    Haverá impacto positivo na gestão operacional da frota, com melhor distribuição do uso dos veículos ao longo do dia, diminuindo a ociosidade do sistema.