Tarifa reduzida será implantada em mais cinco linhas a partir de terça-feira, dia 2

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Passageiros estação-tubo Tarifa reduzida
Foto: Pedro Ribas/Secretaria Municipal da Comunicação Social
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Mais cinco linhas de ônibus terão a tarifa reduzida fora do horário de pico a partir de terça-feira, dia 3 de dezembro. As linhas escolhidas foram:

– 661 Vila Lindóia
– 662 Dom Ático
– 666 Novo Mundo
– 860 Vila Sandra
– 870 São Braz

Juntas, essas linhas tem um fluxo de 31,1 mil pessoas por dia.

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A tarifa reduzida, de R$ 3,50 – R$ 1,00 mais barata que a normal – vai valer das 9h às 11h e das 14h às 16h e para pagamento exclusivo com o cartão-transporte usuário.

Mesmo em linhas em que há cobrador – como é o caso da 860 Vila Sandra e 870 São Braz – a tarifa reduzida só valerá para quem pagar com o cartão-transporte usuário. Em dinheiro, o valor da passagem será o normal, de R$ 4,50.

Essa é a segunda leva de linhas a operar com tarifa reduzida. Em outubro, a Urbanização de Curitiba havia adotado o modelo de tarifa reduzida em seis linhas em horários de menor movimento:

– 212 Solar
– 213 São João
– 214 Tingui
– 265 Ahú – Los Angeles
– 461 Santa Bárbara
– 965 São Bernardo

O objetivo da Prefeitura de Curitiba é implantar gradativamente a tarifa reduzida em mais linhas de ônibus. Ao todo 17 linhas deverão oferecer o benefício ao passageiro. Até agora já foram 11.

A expectativa é que haja impacto positivo na gestão operacional da frota, com melhor distribuição do uso dos veículos ao longo do dia, diminuindo a ociosidade do sistema, de acordo com o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.

“Vamos avaliar o desempenho dessas linhas, se houver adesão manteremos a estratégia e vamos ampliando gradativamente”, disse.

A tarifa reduzida deve trazer também a diminuição da demanda nos horários de pico, o que pode gerar mais conforto para os passageiros.

As linhas escolhidas cruzam muitos bairros, têm um bom volume de passageiros e uma diferença acentuada entre o número de passageiros no horário de pico e fora dele.

Todas estas linhas têm queda média de 21% a 27% nos horários entre picos, enquanto a queda média do sistema total é de 18%.

Modernização

A tarifa reduzida é possível graças à aprovação do projeto de lei que flexibiliza a tarifa do transporte coletivo de Curitiba, sancionada pelo prefeito Rafael Greca em setembro desse ano.

O prefeito destacou, na ocasião, que se trata de uma experiência, para ver se a cobrança diferenciada não afeta o equilíbrio financeiro do sistema.

“Hoje já subsidiamos o sistema, com R$ 50 milhões da Prefeitura de Curitiba e R$ 40 milhões do Governo do Estado do Paraná. Mas sendo um sucesso essa experiência, vamos ampliar para linhas de vizinhança para as regionais no futuro”, disse o prefeito durante a sanção.

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