O Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas terá agenda de trabalho em 23 ruas de Curitiba nesta semana, de segunda, dia 9 de setembro, a sábado, dia 14 de setembro. As ações levarão asfalto novo para 14 bairros e garantirão mais segurança e qualidade de vida aos moradores.
Os serviços de reciclagem do pavimento asfáltico serão iniciados em uma rua do Alto Boqueirão, a Rua Mirador, e em outras três vias do Capão Raso: Rua André Oszika, Rua Reinaldo Gusso e Rua Paulina Ader. No processo de reciclagem, a camada danificada é retirada e feito o reperfilamento da via.
O antigo asfalto é reutilizado e a ele serão agregados água, brita e cimento para compor a nova base do piso. A obra também promove o reforço estrutural das ruas.
Em duas ruas do Santa Quitéria, Heitor Cresto e Guilherme Martini, terá continuidade a aplicação do revestimento definitivo de asfalto. Os mesmos serviços também estão em andamento na Rua Tenente Miguel Afonso Cubas, no Capão Raso.
O programa de asfalto sobre saibro continua nas ruas:
– Rua José Wisniewski (Butiatuvinha)
– Rua Professor José Nogueira dos Santos (Hauer)
– Rua Octacyr Reinaldo Mion (Xaxim)
– Rua Doutor João Luiz Bettega (Cajuru)
– Rua Benjamim Gelinski (Uberaba)
– Estrada Velha do Barigui (São Miguel)
– Rua Jornalista José Pedro dos Santos (Ganchinho)
– Rua Enzo Scaletti (Ganchinho)
– Rua Fernando Corrêa de Azevedo (Santa Felicidade)
– Rua Paulino Franco de Carvalho (Santa Cândida)
– Rua Pelaguia Lipinski Mikos (Uberaba)
– Rua Carolina Dybas (Umbará)
– Rua Francisco Boscardin (Cascatinha)
A intervenção também prevê obras de drenagem nas ruas que eram de saibro e estão ganhando o novo piso que põe fim ao pó e à poeira.
Fresa e recape
Mais três ruas em três diferentes bairros estão ganhando obras de fresa e recape do pavimento.
Na Avenida Manoel Ribas, principal rua de Santa Felicidade, na Rua Wilson Dacheux Pereira, no Alto Boqueirão, e na Rua Alferes Ângelo Sampaio, que parte do Bigorrilho e segue para o Centro, Batel e Água Verde, transcorrem os serviços que restauram a camada asfáltica danificada e recuperam a estrutura do pavimento.
A fresagem corta camadas do piso, remove a parte envelhecida e, na sequência, é aplicado uma nova camada de asfalto.
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, o cronograma das ações de pavimentação é extenso e tem o objetivo de atender ruas onde estão instalados equipamentos públicos, vias por onde passam linhas do transporte coletivo e aquelas mais solicitadas pela população em audiências públicas, encontros do programa Fala Curitiba e por meio da Central 156.
“Estamos trabalhando para levar o benefício do asfalto novo a todos os cantos da cidade. A cada semana, iniciamos uma sequência de novas obras de pavimentação e concluímos outras”, apontou.
Hoje, 23 de setembro, começaram as obras em dois trechos da rua Antônio Kolody, no Butiatuvinha. Uma rua pequena, com boas casas e que fica a 5 minutos da Manoel Ribas. Porque não pavimentar a rua inteira ? Porque falta saneamento no restante da rua ? Absurdo isso acontecer numa cidade como Curitiba. Saneamento BÁSICO. Deveria ser, mas não é. Triste!!! Então, um trecho de pouco mais de 20 metros de rua deixa de receber asfalto. Fica pra próxima boa vontade do poder público. TRISTE!!!