Startups têm incentivo para criar soluções que reduzam acidentes em linhas de trem

Rumo Fuse

A Rumo Logística, empresa com sede em Curitiba e que opera a maior malha ferroviária do país, lançou nesta segunda-feira, dia 18 de maio de 2020, um edital de criação de soluções inovadoras para prevenir acidentes em linhas de trem. A segurança nos cruzamentos entre a linha férrea e as vias urbanas (chamados de “passagens em nível”) é debatida de forma recorrente por ferrovias no mundo todo.

O Fuse – Edital Rumo de Aceleração é pioneiro no setor e busca desenvolver alternativas e soluções inovadoras com foco na redução de abalroamentos (colisão envolvendo trens e veículos automotivos) e atropelamentos. Startups, empreendedores e estudantes têm até 26 de junho para inscrever gratuitamente seus projetos no edital, que é nacional.

O edital será apresentado numa live no Youtube da Rumo, nesta terça-feira, dia 19 de maio, às 17 horas, com a participação de Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

“É um projeto muito importante para segurança nas ferrovias e uma excelente oportunidade para as startups do Vale do Pinhão de apresentar propostas inovadoras”, afirma Cris Alessi.

Após as etapas de qualificação, serão selecionadas quatro ideias para assinatura de um contrato de até R$ 200 mil em investimentos no desenvolvimento do protótipo. Trata-se de um programa de aceleração sem cobrança de participação societária ou assinatura de contrato de exclusividade entre a Rumo e as equipes selecionadas.

“Estamos levando para a sociedade uma discussão sobre um trânsito mais seguro, questão primordial que impacta todas as ferrovias do país”, diz Roberto Rúbio Potzmann, diretor de Tecnologia da Rumo. “Fizemos investimentos de grande magnitude em questões que envolvem a segurança na ferrovia. O edital é mais uma iniciativa focada em soluções para que a incidência de atropelamentos e abalroamentos seja reduzida”.

Em seus cerca de 14 mil quilômetros de trilhos, a concessionária Rumo registra ocorrências relacionadas ao desrespeito das leis de trânsito e sinalizações ou à desatenção de motoristas e pedestres nas travessias, além de práticas irregulares como pegar carona no trem ou pular vagões.

Etapas

Finalizado a fase de inscrição no Fuse, serão selecionadas 20 propostas, sendo metade para redução de atropelamentos e as outras 10 para abalroamentos.

Na etapa seguinte, de imersão, os participantes e suas respectivas equipes terão acesso a dados técnicos e poderão contar com mentorias para aprofundar os estudos e o desenvolvimento de seus projetos. O programa de aceleração será realizado em Curitiba e em Florianópolis.

O edital e descrição de todas etapas do Fuse – Edital Rumo de Aceleração estão disponíveis no site Projeto Fuse.

Um comentário para “Startups têm incentivo para criar soluções que reduzam acidentes em linhas de trem”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *