Agente de trânsito cria aplicativo para consulta de infrações e penalidades

O agente de trânsito Márcio Krul criou um aplicativo para telefone celular que auxilia na consulta de infrações de trânsito e respectivos enquadramentos previstos no Código de Trânsito Brasileiro. Destinado principalmente a agentes de trânsito e disponível para o público em geral, o SOS Infração permite uma consulta rápida sobre diversos assuntos, o que auxilia na rotina de trabalho dos profissionais do setor.

A ferramenta é constantemente atualizada com as versões mais recentes de artigos diversos do Código de Trânsito Brasileiro e com as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito. “Aliando a vontade de aprender e a necessidade de um compilado atualizado das resoluções e leis, foi idealizado e desenvolvido o SOS Infração”, explica o criador do aplicativo.

Ele conta que consultou outros aplicativos similares existentes no mercado, mas que deixavam a desejar para as funcionalidades necessárias durante o trabalho. “Não traziam todas as informações contidas nas resoluções do Contran quanto à emissão correta de um auto de infração. Assim, veio a ideia de criar um aplicativo com todas as informações e atualizações das leis para que os diversos setores que trabalham de alguma forma com o trânsito pudessem consultar de maneira rápida, prática e objetiva”, resume o agente Márcio Krul.

Funcionamento

O aplicativo é voltado para o sistema operacional Android e pode ser baixado de forma gratuita na Play Store.

Dentro do aplicativo, o usuário encontra categoria de “tipificação da infração”, que é o espaço em que se pode encontrar um compilado de todas as resoluções, podendo procurar por palavra-chave, código da infração e artigos do Código de Trânsito Brasileiro.

O aplicativo traz informações sobre a infração selecionada, descrição, valor da multa, competência (municipal, estadual, rodoviária), como e quando deve ser lavrado o auto de infração, quando o agente não pode autuar e possíveis imagens das infrações.

Já o campo “fiscalização eletrônica” auxilia o usuário a encontrar, por uma tabela, as regras de fiscalização dos radares. Assim, ajuda a avaliar se a infração foi cometida, bem como a gravidade dela.

Outra opção é a do “teste com etilômetro”. Esta aba serve para o momento da fiscalização específica: ao colocar o valor apontado pelo etilômetro, o aplicativo informa as medidas a serem tomadas.

Caso o agente de trânsito tenha dúvida quanto à placa de regulamentação e infrações atreladas, também pode procurar por este campo no aplicativo.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br ou envie uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.