Prefeitura de Curitiba amplia estrutura para quem anda de bicicleta no Tatuquara

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Foto: Luiz Costa/SMCS
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Importante via de ligação no bairro Tatuquara, a Rua Odir Gomes da Rocha está ganhando uma ciclovia. A estrutura, destinada ao tráfego exclusivo de bicicletas, é separada fisicamente da faixa de rolamento dos automóveis e pedestres, implantada no canteiro central da via e demarcada pela cor vermelha.

Nesta semana, equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) fazem os ajustes finais na ciclovia que tem 1,34 quilômetro. A nova estrutura começa na esquina com a Rua Presidente João Goulart e vai até o Parque Linear do Barigui (cruzamento com a Rua Paulina Kavinski Pontarolla). A entrega faz parte das comemorações do aniversário da cidade.

Há placas de circulação exclusiva de ciclistas e todos os cruzamentos terão sinalização de segurança, com marcação de cruzamento rodocicloviário (tapetes vermelhos) e sinalização de advertência aos veículos sobre a proximidade de ciclistas. A pintura no pavimento (sinalização horizontal) indica o sentido de circulação da bicicleta e onde o ciclista precisa parar para a travessia do pedestre.

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A implantação da estrutura cicloviária na Rua Odir Gomes da Rocha levou em conta a diversa gama de serviços e comércios existentes ao longo do trajeto.

Foto: Luiz Costa/SMCS

“Há um comércio muito dinâmico na rua, além de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), uma escola municipal, um colégio estadual, o Armazém da Família, agência bancária e lotérica”, enumera a superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella.

Bidirecional (nos dois sentidos), o espaço exclusivo para quem anda de bicicleta dá mais segurança e reduz conflitos entre carro, ciclista e pedestre, que deverá utilizar os passeios pavimentados ao longo da via, junto a residências e comércios.

Novas estruturas

A nova ciclovia do Tatuquara integra o Plano de Estrutura Cicloviária elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e implantado pela Setran. Desde o lançamento do plano, no fim de 2019, a administração municipal implantou 40,7 quilômetros de estrutura cicloviária novas (18,8 quilômetros no último ano).

Até 2019, a capital paranaense tinha 208,5 quilômetros de malha cicloviária. Agora são 249,2 quilômetros de estrutura cicloviária por toda a cidade.

Entre as novas estruturas estão os 2,7 quilômetros de ciclofaixa ao longo da Rua Marcos Bertoldi, no Campo de Santana; a ciclorrota na Rua Júlio Eduardo Gineste (1,4 km), no Santa Quitéria; e a conclusão da via compartilhada na Rua Deputado Heitor Alencar Furtado (6 km), entre o Mossunguê e o Campo Comprido.

Revitalizações

Além disso, há um trabalho contínuo de mapeamento e revitalização da estrutura cicloviária existente. Somente em 2021, foram revitalizados 45,24 quilômetros para quem pedala.

Já passaram por manutenção estruturas cicloviárias importantes, como a da Rua João Bettega e a das avenidas da Integração, Sete de Setembro, Getúlio Vargas, Toaldo Túlio/Fredolin Wolf/João Gava, Eduardo Pinto da Rocha, Victor Ferreira do Amaral, Waldemar Loureiro Campos/Omar Raymundo Picheth.

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