A pista da Linha Verde no sentido Atuba, logo após o viaduto da Rua Alberico Flores Bueno, que serve de rota para o Bairro Alto e Bacacheri, está com desvio desde terça-feira, dia 3 de março de 2020. O tráfego de veículos foi colocado todo na pista marginal.
A alteração no trânsito é necessária e atende o serviço de colocação das estacas de sustentação da nova trincheira que está em construção na região do antigo trevo do Atuba.
A previsão da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que coordena a execução do trabalho na Linha Verde, é de que o desvio permaneça no local durante dez meses.
E, para dar mais segurança e conforto aos motoristas foram realizadas invenções no sábado, dia 29 de fevereiro, para melhorar o pavimento das faixas que serão mais utilizadas com a implantação do desvio. Para este serviço, será feito o bloqueio parcial da via.
Desde que os trabalhos foram retomados no Lote 4.1 da Linha Verde, em dezembro do ano passado, a trincheira que irá destravar o trânsito na região começou a ganhar forma. O Lote 4.1 tem 2,84 quilômetros e compreende o trecho entre as estações Solar e Atuba.
As primeiras das cerca de 900 estacas de nova estrutura viária já foram perfuradas e preenchidas com concreto e ferragem. Também está em andamento a escavação do leito da trincheira, que levará, sem paradas, motoristas de Colombo em direção à Zona Sul de Curitiba e vice-versa.
Sobre o futuro viaduto que também será feito no local irão passar quem chega ou segue para as cidades vizinhas de Campina Grande do Sul e Quatro Barras e a divisa com o estado de São Paulo.
A terra que está sendo retirada no Atuba está sendo utilizada para aterrar a área nas imediações do Conjunto Solar, local por onde irão passar as novas pistas da Linha Verde e serão instaladas as estações-tubo do sistema de transporte coletivo da cidade