Há 94 anos, a Viação Catarinense é referência no transporte rodoviário de passageiros, especialmente em Santa Catarina, berço e estado em que concentra a maior parte de suas operações. Ao longo dos últimos três anos, percorreu mais de 92 milhões de quilômetros de estrada para transportar mais de 7,5 milhões de passageiros entre as 161 cidades em que opera nas regiões Sul e Sudeste do país, totalizando mais de 213 mil viagens realizadas.
A Viação Catarinense permanece com o mesmo foco – oferecer ao cliente segurança e a melhor experiência em viagens. “Proporcionar uma experiência completa para os nossos passageiros, com segurança, conforto, inovação e uma ampla variedade de destinos seguem sendo os pilares da Catarinense, que tem muito orgulho de fazer parte da história de Santa Catarina”, comenta Anuar Helayel, diretor da Viação Catarinense.
Confira os cinco principais marcos que a empresa traz para o segmento em seus 94 anos de operação:
- A primeira empresa de transporte de passageiros do Brasil
No dia 13 de abril de 1928, é criada a “Empreza Auto Viação Catarinense”, a primeira empresa de transporte intermunicipal de passageiros do Brasil. Sua linha inaugural foi entre Blumenau e Florianópolis, operadas com antigas jardineiras que percorriam estradas que, na época, ainda eram de barro, e por isso as viagens ocorriam apenas duas vezes por semana. O trajeto tinha duração de 12 horas. Atualmente, é realizado em aproximadamente 2 horas.
- Ampliação dos serviços
Posteriormente, a companhia estende seus serviços ao litoral, indo até Porto Alegre. O percurso, no entanto, só podia ser feito durantes as marés baixas, pois parte do caminho era percorrido pela areia da praia.
- Novo comando e crescimento
Em 1995, a empresa é integrada ao Grupo JCA, hoje um dos maiores conglomerados do transporte rodoviário de passageiros do Brasil. Dois anos depois, a Viação Catarinense incorpora a Cia. Rex de Transportes e maximiza suas operações. Hoje a companhia possui uma frota composta por 270 ônibus, de diversos modelos, e conta com mais de 860 colaboradores, que vão de motoristas, mecânicos e atendentes a cargos administrativos, de tecnologia e de liderança.
- Atendimento e modernidade
Nos últimos cinco anos, a Viação Catarinense incorporou mais 15 linhas em sua operação e informatizou todas as agências próprias e terceirizadas, além de criar as modernas Salas VIP em rodoviárias para oferecer mais comodidade aos clientes. Especificamente em 2011, marcando o início de uma nova fase em sua história, a empresa, além de renovar e ampliar sua frota, também apresentou uma nova marca. Símbolo de sua evolução, a nova identidade visual apresenta um conceito que agrega tecnologia, inovação, diversificação e credibilidade.
- Renovação anual da frota e mais segurança
A frota de ônibus traduz a simbologia da companhia, com avançados sistemas de segurança, conforto e Wi-Fi a bordo. A última renovação foi realizada no segundo semestre de 2021, com a aquisição de 24 novos veículos modelos VisstaBuss DD, que contam com uma das mais modernas tecnologias embarcadas de segurança, o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems). Um investimento inovador e diferenciado, que auxilia o motorista na melhoria da condução e contribui para a prevenção de acidentes de trânsito durante a viagem. Além disso, a empresa adotou tecnologias como venda de passagens via site e embarque com uso de bilhete de passagem eletrônico (BPE), inovações que além de prática para os usuários, carregam um legado sustentável.