Volvo inicia testes de caminhões a hidrogênio: rumo a uma frota de emissão zero

A Volvo Trucks iniciou os testes de caminhões a hidrogênio em estradas no norte da Suécia, representando um avanço significativo em sua jornada rumo aos veículos de emissão zero.

Esses caminhões, equipados com células de combustível a hidrogênio, emitem apenas vapor d’água.

No ano passado, a Volvo Trucks apresentou seus caminhões elétricos movidos a célula de combustível pela primeira vez, os quais utilizam hidrogênio para gerar eletricidade a bordo, tornando-os ideais para o transporte de longa distância.

Agora, esses caminhões estão sendo testados em estradas públicas no norte da Suécia, em condições extremamente desafiadoras de clima frio, gelo e neve.

Os caminhões elétricos movidos a célula de combustível a hidrogênio serão especialmente adequados para trajetos de longa distância, nos quais o uso exclusivo de baterias não é uma opção viável devido à falta de infraestrutura de recarga.

A expectativa é que esses veículos estejam disponíveis comercialmente na Europa na segunda metade desta década. Para acelerar o desenvolvimento, o Grupo Volvo e a Daimler uniram forças para pesquisar e produzir sistemas de células de combustível sob medida para veículos pesados.

Além disso, a Volvo Trucks já oferece a linha mais ampla de caminhões elétricos a bateria do mercado, com seis modelos produzidos em série, atendendo às necessidades de transporte em diversos mercados.

A empresa também disponibiliza caminhões movidos a combustíveis renováveis, como o biogás. O objetivo é permitir que os clientes eliminem completamente as emissões de CO2 de seus caminhões em um futuro próximo.

Os caminhões Volvo com célula de combustível a hidrogênio utilizarão duas células de combustível com capacidade para gerar 300 kW de energia elétrica.

O hidrogênio verde, produzido a partir de fontes de energia renováveis como vento, água e sol, é considerado um recurso infinito.

Deixe um comentário