A Volvo alcançou um marco significativo no Brasil ao atingir a marca de R$ 100 milhões em negócios realizados por meio de vendas digitais. A empresa se tornou pioneira no comércio eletrônico na indústria de veículos pesados no país.
Esse valor engloba a venda de peças, serviços, veículos novos e seminovos, bem como planos de serviço, desde que a Volvo começou a atuar em canais de vendas digitais há mais de uma década.
A empresa vem evoluindo gradualmente nessa jornada de negócios que se desenvolvem a partir de interações no ambiente digital. Inicialmente, a Volvo começou vendendo caminhões seminovos, expandindo depois para incluir peças e serviços. Mais recentemente, também têm sido comercializados caminhões novos por meio de vendas digitais.
O modelo de negócios adotado pela Volvo é totalmente rastreável, permitindo o monitoramento desde o primeiro contato do cliente até a conclusão da venda. As negociações podem ser iniciadas nos sites da Volvo ou por meio de campanhas ativadas em outros canais, como redes sociais ou WhatsApp.
A presença digital da Volvo é estratégica e está totalmente integrada com sua rede de concessionárias. Todas as intenções de compra recebidas pela fábrica são filtradas, classificadas e conduzidas pela Rede Volvo, criando um ciclo virtuoso que oferece segurança aos clientes. A empresa adotou uma abordagem abrangente ao utilizar o ambiente digital para diferentes segmentos de seu negócio.
Em 2010, a Volvo deu o primeiro passo nessa jornada digital ao criar o portal seminovosvolvo.com.br, que se tornou uma referência no segmento de veículos usados ao reunir centenas de veículos fisicamente localizados nas concessionárias da marca em todo o Brasil em um único ambiente, com gerenciamento direto da Volvo.
O portal conta com um sólido processo de negócios, garantindo a procedência dos caminhões, revisões técnicas de acordo com os critérios definidos pela fábrica e outros fatores que proporcionam segurança aos compradores.
A Volvo também inovou ao lançar, em 2017, o volvopecas.com.br, o primeiro e-commerce de peças do setor de caminhões no Brasil. Todas as concessionárias participam desse sistema, que é gerenciado pela marca, mas conta com o apoio da rede na faturação dos itens e na logística de entrega para todo o país.
A Volvo se tornou a primeira empresa do setor a conectar seu canal de vendas digitais de peças ao Instagram, permitindo que os clientes visualizem a carteira de componentes da marca no aplicativo e concluam a compra no site volvopecas.com.br com apenas um clique adicional.
Além disso, os transportadores e gestores de frota podem adquirir os Planos de Serviço da Volvo por meio do meio digital. Esses programas de manutenção ajudam na gestão das frotas e na redução de custos operacionais, cobrindo todas as manutenções preventivas e corretivas. Atualmente, 8 em cada 10 caminhões da Volvo saem de fábrica com algum tipo de Plano de Serviço contratado.
A Volvo está comprometida em aumentar as vendas de veículos, serviços e peças, ao mesmo tempo em que oferece benefícios reais aos clientes, como maior agilidade nas entregas e melhoria nos processos. No “Mundo Volvo”, com presença em mais de 100 países, a operação brasileira é considerada a mais digitalizada e tem servido de referência para as demais unidades do Grupo.