Volvo celebra 25 anos de produção de cabines no Brasil

A fábrica de cabines da Volvo no Brasil, instalada dentro do complexo industrial da marca em Curitiba, é uma das mais modernas do grupo no mundo, com elevada automação e avançados processos de indústria 4.0.

Com 25 anos de existência, a planta alcançou a marca de 368 mil unidades produzidas. Ela foi construída para a manufatura local das cabines do caminhão Volvo FH, nacionalizado em 1998, e foi um ponto de inflexão na história da Volvo na América Latina.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Curitiba no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram e YouTube
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Com ela, a marca ampliou seus negócios na região, com novos veículos e tecnologias avançadas. A construção da nova unidade de produção foi um investimento de US$ 400 milhões e provocou uma mudança significativa nos negócios e na arquitetura industrial da marca.

    Atualmente, a unidade tem 515 funcionários e é altamente robotizada, sendo uma grande incubadora de ideias de indústria 4.0, com a introdução de conceitos de uso de realidade virtual e aumentada, big data, internet das coisas, robôs autônomos e diversas outras iniciativas.

    A fábrica é responsável pela solda, pintura das cabines e pintura de elementos plásticos. Ela também atende a produção de peças de pós-venda e entrega cabines com até 100 cores diferentes.

    Em 2022, ano em que a unidade bateu seu recorde histórico com a produção de mais de 32 mil unidades, 70% das cabines foram entregues na cor branca.

  • Acompanhe o trânsito em tempo real na rodovia Régis Bittencourt: siga @transitoregisbittencourt no Instagram!
  • Deixe um comentário