Com o aplicativo Curitiba 156, lançado no final de março, os passageiros podem fazer o bloqueio do Cartão-Transporte, consultar o extrato completo do crédito de passagens e ainda ver no mapa da cidade a localização em tempo real das 250 linhas de ônibus, os itinerários delas, horários e outras informações sobre os ônibus.
Dentro do aplicativo Curitiba 156, basta clicar no ícone Meu Ônibus para aparecer as funcionalidades. Se a opção for Itinerário das linhas, o sistema traça rotas para o cidadão, informa as linhas em tempo real próximo ao ponto exato do caminho em que está o ônibus.
Um ícone aparece acima do nome da linha selecionada mostrando se ela tem acessibilidade e ainda se aceita apenas Cartão-Transporte, além de estimar o tempo do trajeto. Outra vantagem desse aplicativo em relação a outras plataformas como o Google Transit, por exemplo, é que o Meu Ônibus mostra para o passageiro todos os pontos de parada da linha selecionada ao longo do trajeto.
Origem e destino
O aplicativo Curitiba 156 usa a plataforma do Itibus da Urbs (Urbanização de Curitiba), que foi aperfeiçoada para virar aplicativo. Uma das novidades dessa nova versão é o serviço de Origem e Destino.
O cidadão digita o local onde está e o destino que deseja chegar e o aplicativo mostra quais são as opções de ônibus mais próximas do local de partida. “A opção de origem e destino não existia dentro da versão do Itibus”, explicou Vilson Kummel, gestor de Tecnologia de Informação da Urbanização de Curitiba.
Consultar créditos
Ainda dentro do Meu Ônibus, é possível marcar a linha mais usada com frequência em “favoritar”, facilitando uma próxima consulta. O passageiro do Cartão-Transporte pode consultar o saldo de créditos de passagem pelo aplicativo e obter um extrato simplificado dos usos do cartão.
Bloqueio e desbloqueio do Cartão-Transporte
Outra importante novidade que o aplicativo traz para o cidadão é a opção de bloquear ou desbloquear o Cartão-Transporte. Antes, para bloquear o cartão só era possível ligando para a Central 156 e, o desbloqueio pessoalmente num dos postos de atendimento da Urbanização de Curitiba. Agora, em caso de roubo ou perda do cartão o titular pode fazer o bloqueio diretamente pelo aplicativo e do contrário, também desbloquear quando reaver o cartão.
Cadastro no aplicativo
Se o cidadão já tem conta no portal da Central 156 deverá ativar o aplicativo Curitiba 156 utilizando o mesmo login e senha. Se ainda não possui cadastro, será necessário se cadastrar, ativar a conta por meio de um link enviado por e-mail e depois fazer o login com CPF e senha. Os sistemas são sincronizados.
No cadastramento da identificação é possível acrescentar uma foto de perfil e incluir a leitura digital por biometria, se o aparelho celular tiver esta funcionalidade e, inclusive, fazer login pelo Facebook.
Histórico
O serviço curitibano 156 foi pioneiro no Brasil com atendimento telefônico aos cidadãos iniciado em meados dos anos 80. A partir do serviço de Curitiba os dígitos 156 passaram a ser os números de atendimento de serviços municipais de diversas cidades do País.
Além do novo canal, a Central 156 conta com atendimento por telefone, chat e portal e tem o funcionamento disponível 24 horas todos os dias da semana, inclusive feriados.
Trânsito e Transporte
– Confira os boletins e informações do trânsito de Curitiba no Twitter da Superintendência de Trânsito de Curitiba
– Consulte os horários de ônibus municipais e os boletins do transporte no site da Urbanização de Curitiba
– Consulte os horários de ônibus metropolitanos no site da Metrocard
– Informações do Cartão Transporte e Metrocard
5 comentários em “Aplicativo Curitiba 156 oferece serviços e informações sobre o transporte coletivo”