A Prefeitura de Curitiba lançou nesta sexta-feira, dia 29 de março, o aplicativo Curitiba 156, da Central de Atendimento a solicitações e informações de serviços municipais.
Agilidade nos serviços
O aplicativo Curitiba 156 agiliza a prestação de serviços. Integrado ao aplicativo Curitiba App, concentrador de serviços da cidade de Curitiba, o aplicativo Curitiba 156 pode ser baixado gratuitamente para os sistemas operacionais iOS e Android.
Pelo novo aplicativo o munícipe tem acesso a uma lista de 12 serviços cadastrados, cada qual com subcategorias, nas quais poderá definir pedidos específicos:
– Árvore
– Calçadas
– Coleta
– Fiscalização de obra particular
– Iluminação pública
– Lombada física
– Pavimentação
– Pessoa em situação de rua
– Proteção ao patrimônio
– Semáforo
– Terreno baldio
– Trânsito
O serviço de abordagem social (pessoa em situação de rua) é o único, entre os serviços do aplicativo, sem a opção de anexar fotos, para resguardar a identidade das pessoas atendidas.
No caso de problemas de iluminação pública, por exemplo, ao acessar o aplicativo será aberta a lista de postes mais próximos da localização do solicitante. Por esse caminho, a pessoa poderá marcar o poste com lâmpada queimada agilizando o processo de atendimento.
Da mesma forma no serviço de coleta de resíduos, na qual o munícipe pode identificar as opções de rejeitos vegetais, caliça e entulhos.
Também poderão ser agendadas pelo novo aplicativo doações de roupas, eletrodomésticos e móveis para Fundação de Ação Social.
Outras facilidades estão diretamente relacionadas aos equipamentos de atendimento ao público e ao transporte coletivo. Estarão disponíveis todos os endereços, telefones, horários de funcionamento e a localização georreferenciada dos equipamentos públicos no mapa de Curitiba.
Horários, itinerários e localização dos ônibus do transporte coletivo
Já para os passageiros do transporte coletivo será possível verificar horários, itinerários e localização das linhas de ônibus em tempo real, além de consultar o valor, formas de pagamento e até mesmo bloquear o Cartão Transporte no caso de perda ou roubo.
Para o passageiro que utiliza determinada linha com frequência, existirá a opção de “favoritar” a linha, facilitando uma próxima consulta.
Telefones úteis
O serviço oferece ainda uma lista de telefones úteis para o acionamento da Prefeitura de Curitiba, Guarda Municipal e Defesa Civil, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Ouvidoria Municipal da Saúde, polícias Civil, Militar, Rodoviária Estadual, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Copel e Sanepar, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Receita Federal, Disque Denúncia para Tráfico de Drogas, Disque Denúncia para Violência contra a Mulher e Centro de Valorização da Vida.
Cadastro
Se o munícipe já tem cadastro no site da Central 156 deverá ativar o aplicativo Curitiba 156 utilizando o mesmo login e senha. Se ainda não possui cadastro, será necessário se cadastrar, ativar a conta por meio de um link enviado por e-mail e depois fazer o login com CPF e senha.
Os sistemas são sincronizados. No cadastramento da identificação é possível acrescentar uma foto de perfil e incluir a leitura digital por biometria, se o aparelho celular tiver esta funcionalidade e, inclusive, fazer login pelo Facebook.
Histórico
O serviço curitibano 156 foi pioneiro no Brasil com atendimento telefônico aos cidadãos iniciado em meados dos anos 80. A partir do serviço de Curitiba os dígitos 156 passaram a ser os números de atendimento de serviços municipais de diversas cidades do país.
Além do novo canal, a Central 156 conta com atendimento por telefone, chat e site e tem o funcionamento disponível 24 horas todos os dias da semana, inclusive feriados.
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