A partir de segunda-feira, dia 15 de junho de 2020, os ônibus de Curitiba vão circular com ocupação máxima de 50%. A Urbanização de Curitiba, que administra o transporte coletivo na capital paranaense, determinou que os motoristas não parem para embarque mais em estações-tubo ou pontos se o veículo já estiver com metade da capacidade ocupada.
A determinação, que vale para todas as linhas, é para manter o distanciamento social entre os passageiros e evitar a propagação do novo coronavírus, que se acelerou nas últimas semanas. As alterações entram em vigor às 6h desta segunda-feira.
Na noite deste domingo, dia 14 de junho, a Urbanização de Curitiba determinou também que os ônibus das linhas expressas e linhas diretas só deverão sair dos terminais com 30% de ocupação, para que, chegando aos 50% ao longo do trajeto, possam cumprir a determinação de não fazerem mais embarques. À medida que os passageiros desembarquem e a lotação caia para menos de 50%, o ônibus voltará a fazer embarques.
No caso dos biarticulados, os maiores ônibus em circulação na capital paranaense, 50% de lotação significa a ocupação de 53 bancos mais 73 passageiros em pé, num total de 126 pessoas. Nos articulados, com capacidade para transportar 200 pessoas no total, os 50% equivalem a 40 pessoas sentadas e 60 em pé.
“Estamos adotando as medidas de prevenção por conta do aumento do número de casos da Covid-19. Os ônibus já estavam saindo com lotação máxima de 50% dos principais terminais, mas verificamos que acabavam enchendo durante o percurso. Agora eles sairão com 30% de ocupação nos terminais e não permitirão o embarque se já estiverem com 50% de lotação. É uma medida necessária e que vai ter que contar com a paciência do passageiro, que vai ter que se programar para esperar pelo próximo ônibus”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.
O controle do número de passageiros será visual e realizado por cobradores e motoristas, que têm câmeras para visualizar a entrada de passageiros nos veículos.
Reforço na frota
Na semana passada, a Urbanização de Curitiba fez mais um reforço de frota. Desde segunda-feira, dia 8 de junho, foram colocados mais cinco ônibus biarticulados na linha Pinheirinho – Rui Barbosa, a partir das 17h, além de mais veículos nas linhas Rio Bonito, Rio Bonito – CIC (Cidade Industrial de Curitiba) e Dalagassa. Somente na linha Pinheirinho – Rui Barbosa, a frota será ampliada em 33%.
Com a reabertura dos shoppings, no último dia 25 de maio, a Urbanização de Curitiba ampliou de 65% para 80% o uso da frota de 1,5 mil veículos. A demanda diária de passageiros está em média de 290 mil pessoas, ainda 62% abaixo do período antes da pandemia, portanto a frota opera com folga.
A linha Inter 2 passou a funcionar com 100% da frota nos dias úteis. As linhas expressas Pinheirinho – Rui Barbosa, Santa Cândida – Capão Raso e Circular Sul operam com 90% da capacidade nos horários de maior movimento e as linhas alimentadoras, que atuam na região Sul da cidade, trabalham com 100% no horário de pico. Também foi feito o reforço na linha Boqueirão – Centro Cívico nos picos da manhã e da noite.
Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba, o monitoramento do comportamento das linhas é permanente e o reforço da frota é gradual.
Para evitar aglomeração, a Urbanização de Curitiba já tomou uma série de medidas no transporte coletivo. Todos os terminais têm marcações para que os passageiros mantenham uma distância de, no mínimo, 1,5 metro entre si e há distribuição de folders com orientações sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, necessidade de manter o distanciamento e as janelas abertas nos veículos.
A recomendação é que os passageiros utilizem álcool em gel. Grupos de risco também só devem utilizar o sistema de transporte em caso de necessidade e de preferência fora do horário de pico.
Cartazes, faixas e painéis eletrônicos nos ônibus também trazem informações sobre a prevenção da covid-19.
Fiscais e agentes da Guarda Municipal fazem o trabalho de orientação, que ganhou também o apoio do Exército desde o último dia 14 de maio.
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