Compartilhamento de trilhos de trem no transporte de passageiros é debatido

O presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Gilson Santos, esteve reunido, na manhã desta segunda-feira, dia 3 de junho, com o Diretor Comercial da fabricante Bom Sinal, Márcio Florenzano, debatendo a possibilidade de utilizar os trilhos de trem que atravessam Curitiba e algumas cidades da Região Metropolitana, para o transporte de passageiros.

A alternativa já é utilizada em diversas cidades brasileiras e vem sendo estudada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba desde o início desta gestão, a pedido do Governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

Um dos trechos estudados, será o ramal de Rio Branco do Sul, passando por Almirante Tamandaré e chegando a Rodoferroviária de Curitiba. Segundo Gilson Santos, este é um trecho bastante complicado para o transporte coletivo, pois possui grande parte do trajeto em pista simples.

Os ônibus precisam disputar espaço com o alto tráfego de veículos e ficam reféns do congestionamento”, destacou. Todos os dias cerca de 30 mil passageiros realizam este trajeto.

Ainda segundo Gilson Santos, “um Acordo de Cooperação Técnica com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, deverá ser assinado nas próximas semanas e buscará desenvolver os estudos de viabilidade necessários para essa implementação”.

A Bom Sinal é fabricante de Veículo Leve sobre Trilhos, sendo responsável pela implementação de trechos de Veículo Leve sobre Trilhos em capitais como Fortaleza, Maceió, Natal, Recife, João Pessoa e Teresina, entre outras cidades.

Participaram da reunião o Assessor da Governadoria do Estado do Paraná, Claudinir Franco, o Diretor Geral da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, o Diretor de Transportes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Wilianson Alves Correa, e demais assessores.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br.

Um comentário em “Compartilhamento de trilhos de trem no transporte de passageiros é debatido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.