Ecovia implementa cabine de autoatendimento para pagamento de pedágio

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Cabine de pedágio autoatendimento
Foto: Divulgação/Ecovia
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A partir desta semana, o motorista que viaja pela rodovia BR-277, no trecho entre Curitiba e o litoral paranaense, já pode pagar a tarifa de pedágio de veículos leves no autoatendimento. Após períodos de testes e ajustes tecnológicos, a concessionária Ecovia passou a ser a primeira concessionária de rodovias do Paraná a ter uma cabine de autoatendimento para o pagamento do pedágio, o que garante maior segurança e mobilidade para os usuários da rodovia.

O autoatendimento está em operação em uma das cabines da praça de pedágio em São José dos Pinhais, no sentido Paranaguá. Na fase piloto, a concessionária teve resultados positivos em relação a aceitação e utilização efetiva da nova tecnologia pelos usuários, registrando dados importantes para evolução e aprimoramento do modelo. Nesse período, mais de 103 mil motoristas utilizaram o autoatendimento.

“Batizada internamente de OLIVIA, a cabine de autoatendimento é uma experiência inovadora, que representa um avanço tecnológico para melhorar ainda mais a experiência dos usuários da rodovia. Essa evolução visa garantir mais uma opção para nossos usuários, que além da novidade, continuarão recebendo o atendimento humanizado por parte de nossas equipes de operadores de pedágio”, explica Marcelo Belão, gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovia.

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O tempo médio de um ciclo de transação na cabine de autoatendimento, desde a aproximação do veículo até sua saída, é pouco maior que aquele realizado em cabines com cobrança manual feita pelo operador, sem, no entanto, comprometer a dinâmica das atividades na praça de pedágio.

“Neste primeiro ciclo de inovação, a diferença de tempo entre o autoatendimento e demais formas de cobrança tem relação direta com fatores internos e externos, dentre os quais pode-se destacar o tempo de processamento das transações financeiras e a curva de aprendizagem dos usuários, performances estas que tendem a melhorar com os ajustes sistêmicos e experiência (frequência de utilização), sendo tais interações necessárias para evoluções no modelo que atualmente é tendência mundial para diversos tipos de serviços e soluções. Uma cabine convencional realiza até 140 cobranças por hora, contra atuais 100 do autoatendimento”, revela Marcelo Belão.

Condições de tráfego

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