Greve Geral: Garagens de empresas de ônibus de Curitiba amanhecem bloqueadas

Mesmo após o Sindimoc (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana) decidir não aderir à greve geral contra a Reforma da Previdência nesta sexta-feira, dia 14 de junho, diversas garagens de empresas de ônibus foram bloqueadas por manifestantes no início da manhã.

Ao longo da manhã, a situação foi se normalizando. Por volta das 10h30, 95% da frota de ônibus estava circulando na cidade, segundo a Prefeitura de Curitiba. O eixo de integração que ficou mais prejudicado nesse horário foi o norte-sul, atendido por biarticulados.

Mais cedo, por volta das 7h, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana informou que 40% da frota de ônibus da capital paranaense estava parada e na Região Metropolitana, 25% da frota de ônibus não estava circulando.

Segundo o sindicato, as principais linhas afetadas pela paralisação foram:

– Santa Cândida – Capão raso
– Pinheirinho – Rui Barbosa
– Centenário – Campo Comprido

Alimentadores das regiões:

– Oeste: Campo Comprido
– Norte: Santa Cândida, Cabral e Boa Vista
– Sul: Pinheirinho

Por volta das 7h, a Prefeitura de Curitiba, informou que 37% da frota de ônibus da cidade estava parada. Ainda segundo a gestão municipal, as empresas orientaram aos cobradores para não cobrarem a passagem, pois não havia certeza de que os ônibus conseguiriam transitar e chegar ao destino final da linha.

O eixo de integração que ficou mais prejudicado no horário, segundo a gestão municipal, foi o norte-sul, atendido por biarticulados. O eixo leste-oeste, no mesmo horário, operava com 50% da frota.

A cidade de Curitiba tem 10 empresas de ônibus. A frota operante total é de cerca de 1,3 mil ônibus e, segundo o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, 1,3 milhão de passageiros usam o transporte coletivo em dias úteis.

Ônibus em Curitiba no Paraná
Foto: Pedro Ribas/Secretaria Municipal da Comunicação Social
Curitiba 156

Para verificar informações sobre as linhas de ônibus, baixe o aplicativo Curitiba 156 e acesse o menu Meu Ônibus, selecione a linha e acompanhe em tempo real a frota com base no GPS (Sistema de Posicionamento Global) do veículo.

Na manhã desta sexta-feira, mais de 10.000 informações foram prestadas por meio do aplicativo.

Trânsito e Transporte

– Confira os boletins e informações do trânsito de Curitiba no Twitter da Superintendência de Trânsito de Curitiba

– Consulte os horários de ônibus municipais e os boletins do transporte no site da Urbanização de Curitiba

– Consulte os horários de ônibus metropolitanos no site da Metrocard

– Informações do Cartão Transporte e Metrocard

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.