IA criada no Paraná mira restaurantes sem lucro com nova plataforma de gestão

A IA criada no Paraná chega ao setor de alimentação com a promessa de ajudar negócios que ainda enfrentam dificuldade para fechar no azul. A ACOM Sistemas apresentou ao mercado o EVEREST 4.0, nova geração de sua plataforma de gestão para food service, em um cenário em que cerca de 40% dos bares e restaurantes brasileiros ainda operam sem lucro, segundo a empresa.

O lançamento ocorre em um momento de expansão do setor. De acordo com a Abrasel, o food service faturou R$ 495 bilhões no último ano. Apesar disso, a necessidade de controle mais eficiente de custos, estoque, compras, fluxo de caixa e exigências fiscais segue como um desafio central para restaurantes de diferentes portes.

  • Siga o Mobilidade Curitiba no X/Twitter: @MobilidadeCTBA
  • Quer anunciar? Impulsione sua marca! Saiba mais
  • Gestão mais ágil para um setor pressionado por custos

    Conforme o relatório Radar Tech Foodservice Brasil 2025, da Galunion, 86% das empresas que investiram em tecnologia registraram resultados diretos em áreas como operação, atendimento e eficiência do negócio. Nesse contexto, a ACOM aposta em uma plataforma redesenhada para apoiar decisões mais rápidas e reduzir tarefas manuais.

    Fundada há mais de duas décadas, a empresa é especializada em tecnologia para gestão de restaurantes e demais operações de alimentação fora do lar. Hoje, mais de 300 grupos utilizam o EVEREST 3.0, carro-chefe da companhia, que conecta mais de 2.500 CNPJs. A base de clientes inclui operações independentes e redes como Di Paolo, Grupo Piselli, Vinil Burger e Grupo Maní.

    Segundo o CEO Carlos Drechmer, o EVEREST 4.0 representa uma mudança mais profunda do que uma simples atualização visual. “O setor de food service vive uma nova fase. Hoje não basta apenas registrar operações. É preciso transformar dados em decisões rápidas, precisas e rentáveis. O EVEREST 4.0 foi desenvolvido justamente para responder a essa nova realidade”, afirma.

    Recursos do EVEREST 4.0 e expansão gradual até 2027

    Entre as novidades, a plataforma traz um novo Conciliador Bancário, voltado à automação da conciliação financeira. O recurso se conecta às contas bancárias, importa extratos online e realiza a comparação automática das movimentações, com redução de erros e menor dependência de tarefas manuais.

    Outra atualização é o Cadastro de Produtos reformulado, criado para simplificar a gestão de informações usadas por compras, estoque e operação. A empresa também destacou uma nova camada de relatórios inteligentes, com uso de linguagem natural para solicitar análises, montar apresentações e gerar relatórios de forma mais rápida.

    “Todas as informações da plataforma podem ser acessadas de forma conversacional. A inteligência artificial está presente em toda a solução, compreendendo o contexto da operação e respondendo de forma intuitiva às necessidades dos gestores”, afirma Drechmer.

    O sistema também incorpora recursos ligados à reforma tributária, com mecanismos que já trazem configuração de cenários fiscais e reduzem parametrizações manuais. A liberação do EVEREST 4.0 será feita de forma gradual ao longo de 2027. A expectativa da ACOM é concluir a migração de todos os clientes até o fim do ano.

    “Nosso objetivo foi permitir que os gestores dediquem menos tempo à consolidação de informações e mais tempo à análise estratégica do negócio. Queremos que a tecnologia assuma as tarefas repetitivas e operacionais para que as equipes possam focar naquilo que realmente gera resultado: pessoas, estratégia e crescimento”, conclui o executivo.

  • Sua marca ao lado de quem informa a cidade em tempo real. Participe do Mobilidade 24 Horas!
  • Vai viajar? Economize 30% no seguro. Use o cupom TBTCOM30 e proteja sua viagem. Contratar agora!
  • Deixe um comentário