Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e Conselho Municipal da Cidade de Curitiba debatem Plano de Mobilidade

A circulação de veículos, pedestres e ciclistas e a implantação de rotas acessíveis, a partir de indicadores da circulação não motorizada e dos transportes comercial e de cargas, foram pauta de reunião da Câmara Temática de Mobilidade do Conselho Municipal da Cidade de Curitiba (Concitiba), nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Os temas integram os trabalhos de atualização do Plano Setorial de Mobilidade. Esta foi a segunda reunião desta semana da Câmara de Mobilidade do Conselho Municipal da Cidade de Curitiba. Na última segunda feira, foram avaliados os índices do Transporte Coletivo e Sistema Viário e Trânsito.

A apresentação desta sexta foi feita pela coordenadora de Transportes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Olga Prestes, e por Edival Villar de Araújo Júnior, do setor de Projetos e Mobiliário Urbano, em reunião coordenada pelo conselheiro Ricardo Vilarinho da Costa, da Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), responsável pela Câmara Técnica de Mobilidade do Conselho Municipal da Cidade de Curitiba.

Foram analisados dados da mobilidade em Curitiba, pelos mais diversos modais, bem como os trabalhos da Prefeitura de Curitiba para a implantação de rotas acessíveis, entre elas as obras de requalificação da Rua Voluntários da Pátria e a readequação dos passeios no Setor Histórico.

“Fico muito feliz em ver esta apresentação, porque já em 2015 sinalizamos sobre as questões das rotas acessíveis. Agradeço aos técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba pelo empenho”, disse Vilarinho.

Para o coordenador da Câmara Temática de Mobilidade do Concitiba, a melhoria da acessibilidade representará um benefício a toda a população. “As rotas acessíveis vão beneficiar a milhares de pessoas”, disse Ricardo Vilarinho da Costa.

Dados

A pesquisa sobre Caminhabilidade de Gênero, em desenvolvimento como parte do programa de Obras Múltiplas do projeto Inter 2, também foi apontada como reforço à melhoria da mobilidade urbana, em especial da acessibilidade.

Na reunião foram apresentados também dados da Pesquisa Origem/Destino com a divisão modal dos deslocamentos na cidade. Outro índice apresentado foi o da utilização de patinetes e bicicletas elétricas na cidade, serviços que passaram a ser oferecidos em janeiro deste ano em Curitiba.

Desafios

A elaboração do Plano Setorial de Mobilidade lista desafios a serem vencidos, entre outros pontos a criação de espaços acessíveis e seguros, a atração de novos usuários para o transporte não motorizado, a melhoria da qualidade dos serviços de mobilidade, a diminuição de deslocamentos por veículos individuais, a redução da emissão de poluentes e a integração de modais.

“Vamos buscar essas respostas durante a execução do plano de mobilidade”, disse a coordenadora de Transportes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Olga Prestes.

Presenças

Pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba também participaram a diretora de Planejamento, Rosane Knoll, o diretor de Implantação, Sérgio Matheus Rizzardo, o assessor da presidência, Ricardo Bindo; e o coordenador dos Planos Setoriais, Miguel Roguski.

Também acompanharam o evento a secretária-executiva do Conselho Municipal da Cidade de Curitiba, Sheila Branco; o diretor de Transportes da Urbanização de Curitiba, Aldemar Martins Neto, e Ismael França, também da Urbanização de Curitiba; a diretora da Superintendência de Trânsito, Rosângela Battistella, acompanhada de Maurício Razera e Angela Munaro; Tatiana Marcassa, da Secretaria do Governo do Estado do Paraná; Mariane Romeiro, do Sindicato da Indústria da Construção Civil; o vereador Mauro Bobato; e Marcos Augusto Schroeder, da Câmara Municipal de Curitiba.

Mobilidade Curitiba

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