Licitações do EstaR Digital, aplicativo de táxi e venda de créditos de transporte estão em ritmo avançado

Três licitações para implantar novas tecnologias na área de mobilidade urbana em Curitiba estão na reta final dentro da Urbs (Urbanização de Curitiba). O EstaR Digital (Estacionamento Rotativo Digital), o aplicativo da frota de táxis da cidade e o credenciamento para venda de créditos de transporte tiveram propostas apresentadas e que estão sendo analisadas.

EstaR Digital
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Foto: Jaelson Lucas

Para o EstaR Digital, que vai substituir os blocos de papel no controle de vagas de estacionamentos, 17 empresas apresentaram propostas e a licitação está na fase final. “Se homologada a decisão a respeito e assinado o contrato, a empresa vencedora terá até 180 dias para implantar o sistema”, disse o coordenador da Área de Licitações da Urbanização de Curitiba, Samuel Freire Agostinho.

A plataforma tecnológica vai agregar aplicativos de celulares para venda de EstaR, que hoje é feito em papel. Os motoristas não precisarão mais usar o bloco de papel e o controle dos agentes da Superintendência Municipal de Trânsito, que continuarão responsáveis pela fiscalização das vagas rotativas, será por aplicativo.

Créditos de transporte
créditos transporte
Foto: César Brustolin/Secretaria Municipal da Comunicação Social

A ampliação dos pontos de venda de crédito de Cartão-Transporte é outra licitação da Urbanização de Curitiba que trará tecnologia para dentro do transporte coletivo, facilitando a vida do passageiro.

Duas grandes empresas de pagamentos online estão se credenciando para disponibilizar a venda de créditos: a Mercado Pago e a Recarga Pay.

“Pedimos a atualização de alguns documentos para prosseguir com o credenciamento. Se as empresas apresentarem já podem se preparar para assinar o contrato com a Urbanização de Curitiba e iniciar o serviço”, disse Samuel Freire Agostinho.

Tanto a Recarga Pay como a Mercado Pago vão funcionar como aplicativos de celular. O passageiro que comprar créditos por meio desses serviços ganhará tempo na recarga, que será feita em menos de 24 horas.

Atualmente pelo boleto gerado na internet, a recarga leva até 72 horas para ser embarcada na bilhetagem eletrônica dos ônibus. “Os aplicativos irão diminuir esse tempo”, avalia o gestor da Área de Tecnologia da Informação da Urbanização de Curitiba, Vilson Kummel.

Além dessas duas plataformas, a Urbanização de Curitiba tem feito reuniões técnicas com duas das maiores redes bancárias do País, que estão preparando seus sistemas para fazerem o credenciamento e poder vender créditos de transporte nos caixas eletrônicos e também por aplicativos.

Aplicativo de táxi
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Foto: Secretaria Municipal da Comunicação Social

Curitiba está prestes a ter um aplicativo próprio para a frota de táxis da cidade. Três propostas foram apresentadas à Urbanização de Curitiba, uma desabilitada (empresa SW) e outras duas estão sendo analisadas (Infosist e Serttel).

O sistema poderá ser usado pelos taxistas de forma única e similar aos aplicativos privados do mercado. “Hoje, por exemplo, o Uber cobra dos motoristas credenciados de 22% a 33% de comissão no valor das corridas”, disse Vilson Kimmel.

A adesão ao aplicativo da cidade será opcional para os cerca de três mil taxistas de Curitiba. A Urbanização de Curitiba não terá receita com o aplicativo, nem custo. A margem máxima de estipulada na licitação é de até 7% sobre as corridas para o vencedor.

As três empresas apresentaram as seguintes taxas de comissão. A empresa SW ofereceu o máximo de 1,52% na comissão das corridas. A empresa Infosist, 1,89% e a empresa Serttel, 4,25%.

Licitações

Os resultados destas licitações estão publicados no Diário Oficial do Município e também no site da Urbanização de Curitiba.

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