Os passageiros do sistema de transporte coletivo de Curitiba já podem comprar seus créditos por meio de aplicativos para smartphones. As empresas RecargaPay e Qiwi estão com suas ferramentas disponíveis nos sistemas operacionais Android e iOS, que permitem o abastecimento do cartão-transporte a partir do smartphone.
O modelo de compra também está acessível por meio do Curitiba App, o aplicativo (disponível para iOS e Android) que disponibiliza cerca de 600 serviços públicos da Prefeitura de Curitiba.
Nos próximos dias deve ter início a venda pelo aplicativo Mercado Pago (disponível para iOS e Android), terceira empresa já credenciada pela Urbanização de Curitiba para comercializar os créditos de transporte.
O credenciamento para adesão de mais prestadores do serviço continua aberto até 2021, de forma a aumentar as opções para os passageiros do transporte coletivo da capital.
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Testando
“Carreguei meu cartão e hoje eu estou aqui para validar”, disse o prefeito Rafael Greca, que nesta quinta-feira, dia 18 de julho, foi até o Terminal Hauer testar seu cartão, acompanhado do presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.
“Agora, todos os passageiros podem comprar seus créditos por aplicativos, com mais facilidade e tranquilidade. Depois é só encostar o cartão no validador e pronto. Mais rápido e fácil.”
Para carregar o cartão-transporte, o passageiro precisa baixar no seu smartphone (os links estão abaixo) o aplicativo da empresa de sua escolha e aí seguir os passos indicados em cada uma delas para o carregamento.
É necessário ter um cartão-transporte ativo, que é obtido na Urbanização de Curitiba.
– Baixe o aplicativo RecargaPay para iOS e Android
– Baixe o aplicativo Qiwi para iOS e Android
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Avanços
O prefeito destaca que o avanço faz parte de uma série de melhorias que estão sendo feitas no transporte da capital paranaense.
“Ficou muito mais fácil embarcar, ir e vir, no transporte inovador de Curitiba. Mais pudermos, mais vamos inovar. Novidade nos ônibus novos, novidade no cartão com passagem na mão”, disse o prefeito.
Funcionamento
Os tradicionais pontos de venda de crédito do transporte seguem funcionando normalmente – o novo serviço apenas amplia as opções de compra.
Para recarregar o cartão-transporte nas 30 bancas de jornal autorizadas pela Urbanização de Curitiba, os passageiros pagam mais R$ 1,00 de taxa de conveniência.
Nenhuma taxa é cobrada nas compras de crédito feitas diretamente na sede da Urbanização de Curitiba, na Rodoferroviária de Curitiba.
Na compra por boleto e pelo site, a taxa é de R$ 2,38.
Dentro da nova modalidade de compra por aplicativo, a RecargaPay informou não irá cobrar taxas adicionais dos passageiros.
O edital de credenciamento das empresas autorizadas a vender créditos do transporte coletivo prevê a cobrança de taxa de conveniência.
De acordo com o edital, a taxa para cada operação de recarga de cartão-transporte será devida conforme o valor de recarga efetuada pelo usuário, da seguinte forma:
– A partir de R$ 0,01 até R$ 100,00, o passageiro pagará R$ 3,00 para a empresa;
– A partir de R$ 100,01 até R$ 300,00, o passageiro pagará R$ 4,00 para a empresa;
– A partir de R$ 300,01 até R$ 500,00, o passageiro pagará R$ 6,00 para a empresa;
– A partir de R$ 500,01 até R$ 800,00, o passageiro pagará R$ 8,00 para a empresa;
– A partir de R$ 800,01 até o limite máximo de carga, o passageiro pagará R$ 10,00 para a empresa.
Os preços máximos para aquisição de créditos serão ajustados de acordo com a variação do valor da tarifa padrão do sistema de transporte, hoje fixada em R$ 4,50.
Em atenção à legislação de defesa do consumidor, as empresas credenciadas deverão expor em seu ponto de venda a tabela de preços pelos serviços prestados.
Transporte
– Consulte os horários de ônibus municipais e os boletins do transporte no site da Urbanização de Curitiba
– Consulte os horários de ônibus metropolitanos no site da Metrocard
– Informações dos ônibus no aplicativo Curitiba 156 (baixe para iOS ou Android)
– Informações do Cartão Transporte e Metrocard
Olá bom dia! Na quinta feira dia 10/02 coloquei crédito no meu cartão metrocard no valor de R$ 55,00 no cartão de débito o dinheiro saiu da minha conta os créditos não entraram e não consigo resolver o problema pois ligo no telefone 3093-3232 e a mensagem que ouço é (o número do cartão está inválido) Gostaria de saber como proceder para reaver o dinheiro ou os valores creditados no meu cartão?
No aguardo
Adenilson Rodrigues