Licitações para o projeto do novo Inter 2 têm participação de empresas estrangeiras

Empresas de Portugal e Espanha, consorciadas com brasileiras, e também representantes nacionais sozinhos participam das concorrências para a elaboração dos projetos executivos do novo Inter 2.

A licitação de dois lotes para os projetos de evolução das linhas de transporte de Curitiba segue as regras do Banco Interamericano de Desenvolvimento e tem valores de referência que somam R$ 2,1 milhões.

É de 12 meses o tempo de execução dos projetos, a partir da assinatura do contrato com a empresa que vencer a concorrência.

Os investimentos totais no novo Inter 2 são de R$ 534 milhões, dos quais R$ 427,2 milhões com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento e contrapartida da Prefeitura de Curitiba de R$ 106,8 milhões.

Curitiba já obteve a aprovação da Comissão de Financiamentos Externos do Ministério da Economia para a obtenção do empréstimo e o processo para a assinatura do contrato com o organismo financiador está em curso.

“Enquanto seguimos no processo para a liberação do financiamento já avançamos com os projetos executivos”, destaca o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Luiz Fernando Jamur.

As intervenções contempladas no novo Inter 2 serão de melhorias na infraestrutura e operação das linhas de ligeirinho e do Interbairros II, que juntas transportam 155 mil passageiros por dia, sendo as mais demandadas da cidade fora dos eixos estruturais.

Licitação

A concorrência é feita pelas normas do Banco Interamericano de Desenvolvimento nos termos de Seleção Baseada em Qualidade e Custo. Por este procedimento foram publicados para a manifestação de interesse por parte do município que contou com a participação de 12 grupos interessados.

Dos 12, seis foram pré-qualificados e dos seis participantes dois declinaram e quatro encaminharam os envelopes com as propostas, a serem avaliadas pela Prefeitura de Curitiba em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A licitação é para dois lotes de projetos, sendo o primeiro, no valor de R$ 1.352 milhão, para o conjunto de intervenções na Avenida Arthur Bernardes, que prevê o novo miniterminal do Santa Quitéria e o segundo, orçado em R$ 752 mil, para melhorias na região das Mercês, com a reestruturação de 23 quilômetros de vias e calçadas na região, a implantação do binário das ruas Jacarezinho e Rosa Saporski, a nova estação Mercês.

Consórcios

Participam do certame os seguintes consórcios e empresas nacionais e estrangeiras:

Do Brasil, apresentou proposta a empresa Engevix Engenharia e Projetos.

Num consórcio entre Brasil e Espanha, apresentaram propostas as empresas espanholas:

– Centro de Estudos de Materiales Y Control de Obra
– Future ATP Serviços de Engenharia Consultiva
– Pullin e Campano Consultores Associados
– Tecnoplan Projetos e Gerenciamento de Obras

Também disputam a licitação consorciadas a empresa espanhola GPO Ingenieria Y Arquitetura juntamente com as brasileiras GPO SISTRAN Engenharia e SINERGIA Consultoria Urbana e Social.

Numa integração de empresas portuguesas e brasileiras estão as lusitanas Consultores de Engenharia e Ambiente e Consultores para Obras, Barragens e Planejamento e a brasileira Engeconsult Consultores Técnicos.

Confira as melhorias com o novo Inter 2

– 70 quilômetros de vias que serão abertas ou requalificadas
– Nova estação Mercês
– Construção do novo Terminal Capão da Imbuia, do mini-terminal do Santa Quitéria e de quatro novas estações (Nivaldo Braga, Salgado Filho, Xaxim e Tarumã)
– Reconstruções dos terminais Campina do Siqueira e Hauer
– Construção de uma nova ponte sobre o Rio Belém e de dois novos viadutos – um na Avenida Victor Ferreira do Amaral, na divisa com Pinhais e outro na Rua José Gomes de Abreu com a Linha Verde, no Novo Mundo

Mobilidade Curitiba

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