Livro sobre ciclomobilidade será repassado às 399 prefeituras de municípios paranaenses

As prefeituras dos 399 municípios paranaenses receberão da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas exemplares do livro Ciclomobilidade – Diretrizes para Elaboração de Política Pública e Experiências do Programa Ciclovia da Universidade Federal do Paraná.

O repasse foi anunciado pelo secretário João Carlos Ortega ao abrir, terça-feira, dia 17 de setembro, a reunião do Conselho Paranaense de Ciclomobilidade.

O encontro contou com a participação de representantes do Paranacidade, da Companhia Paranaense de Habitação, da Paraná Edificações e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, além dos conselheiros, que representam setores da sociedade e organismos públicos. O secretário recebeu o livro durante o evento. “Esses livros serão repassados aos 399 municípios”, disse.

A entrega dos exemplares é resultado da parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Urbano, o Conselho Paranaense de Ciclomobilidade e a Editora da Universidade Federal do Paraná para levar a publicação às prefeituras.

“A ciclomobilidade é um dos elementos fundamentais para levar mais sustentabilidade aos espaços urbanos. Os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria adotam como princípios a busca de uma sociedade justa, igualitária e sustentável. Podem contar com o esforço da Secretaria para que a bicicleta tenha o seu lugar no planejamento das cidades”, disse João Carlos Ortega.

O presidente do Conselho Paranaense de Ciclomobilidade, Mauro Celso Monteiro, que mediou o encontro, lembrou que a ação atende orientação direta do governador Carlos Massa Ratinho Júnior para fazer um governo moderno, inovador e que promova o respeito ao meio ambiente. “A iniciativa é mais um elemento para que tenhamos cada vez mais o uso da bicicleta integrado aos demais modais de transporte”, disse ele.

POLÍTICAS PÚBLICAS

O livro, de autoria de José Carlos Assunção Belotto, Silvana Nakamori e Antônio Gonçalves de Oliveira, publicado pela Editora da Universidade Federal do Paraná, traz informações para a criação de políticas públicas ou institucionais que privilegiem o uso da bicicleta como modal de transporte integrante do sistema de mobilidade nas cidades.

O pró-reitor da Universidade Federal do Paraná, Fernando Marinho Mezzadri, destacou a importância de a informação chegar até os gestores dos municípios paranaenses. “O conhecimento é estruturante e, com esta publicação, a Universidade faz parte do processo de transformação da sociedade. No século XXI, há que se pensar na ciclomobilidade como uma alternativa para melhorar a vida das pessoas”, enfatizou.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O analista de Desenvolvimento Municipal e articulador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Secretaria e Paranacidade, Geraldo Farias, apresentou as ações dos órgãos destinadas às Cidades Sustentáveis. Entre elas, a possibilidade de financiamento e apoio técnico para a contratação e elaboração de Planos Municipais de Mobilidade Urbana, onde um dos modais é a bicicleta.

Entre as ações futuras também está marcada, para o dia 22 de setembro, domingo, a Marcha das 2019 Bicicletas, em Curitiba. A coordenação desse evento é de Fernando Rosembaun, presidente da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.