Novo binário de trânsito no Bairro Novo entra em operação na quinta-feira, dia 4 de abril

A Prefeitura de Curitiba implanta o mais novo binário da cidade no Bairro Novo, na quinta-feira, dia 4 de abril, a partir das 16h. Com a mudança, as ruas Nova Aurora e Ourizona passam a ter sentido único de circulação pela extensão de aproximadamente três quilômetros, no trecho entre as ruas Pinhalão e Coronel Joaquim Antônio de Azevedo.

O motorista que estiver na Rua Nova Aurora poderá seguir no sentido bairro Umbará. Quem estiver na Rua Ourizona vai trafegar sentido Alto Boqueirão. Importantes vias de ligação, as ruas Nova Aurora e Ourizona fazem o acesso entre os bairros Umbará, Sítio Cercado e Alto Boqueirão.

“A intenção é organizar melhor o fluxo de veículos, inclusive nas ruas perpendiculares ao binário, e facilitar a travessia ao pedestre”, explica a superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella.

bairro novo trânsito
Foto: Pedro Ribas/Secretaria Municipal da Comunicação Social

Desde as primeiras horas da manhã de quinta-feira, dia 4 de abril, equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) estarão no binário para organizar a operação de trânsito e ajustar a nova sinalização. Agentes de trânsito e guardas municipais farão as orientações necessárias aos motoristas.

“As equipes estarão em 65 cruzamentos do binário, além de agentes de trânsito circulando com viatura na quinta e na sexta-feira. No fim da noite e madrugada, a Guarda Municipal fará rondas”, informa a superintendente de Trânsito.

alterações bairro novo
Ilustração: Secretaria Municipal da Comunicação Social
Ciclofaixa e revitalização

Aos ciclistas, o novo binário também traz novidade: ciclofaixa na Rua Nova Aurora. A ciclofaixa foi implantada no trecho entre a Rua Coronel Joaquim Antônio de Azevedo e a Rua Tijucas do Sul. Nas duas últimas quadras (da Rua São José dos Pinhais até a Rua Tijucas do Sul), a ciclofaixa será compartilhada com os pedestres.

Antes da implantação do binário, a Prefeitura de Curitiba colocou novo asfalto, instalou semáforos e reduziu o limite de velocidade na região.

A velocidade máxima estipulada para as ruas que compõem o binário é de 50 km/h. “Próximo a escolas, temos lombadas para contribuir com a redução da velocidade praticada pelos motoristas”, explica a superintendente de Trânsito.

Nas proximidades de escolas e de lombadas, a velocidade máxima é de 30 km/h e nos arredores de grandes polos geradores de tráfego (como igrejas ou comércios), a velocidade máxima é de 40 km/h.

Na sequência, operações fiscalizatórias com radar estático (equipamento instalado sobre tripé e operado por agentes de trânsito) poderão ocorrer no binário.

“Utilizamos os radares estáticos para inibir o excesso de velocidade em diversos pontos da cidade. E, para isso, a participação do cidadão, indicando pontos onde há abuso, é muito importante”, ressalta Battistella.

É possível fazer a comunicação oficial à Prefeitura de Curitiba pelo telefone 156 ou, ainda, pelo site da Central 156.

Alteração nas ruas transversais

Com a nova forma de circulação, duas ruas transversais ao binário Bairro Novo também terão mudança, por fazerem parte da conexão das extremidades do sentido único: na Rua Pinhalão, duas quadras (entre a Rua Nova Aurora e a Rua Ourizona) terão sentido único para a Rua Ourizona.

Já a Rua Coronel Joaquim Antônio de Azevedo, também no trecho de duas quadras, terá sentido apenas para a Rua Nova Aurora.

Trânsito e Transporte

– Confira os boletins e informações do trânsito de Curitiba no Twitter da Superintendência de Trânsito de Curitiba

– Consulte os horários de ônibus e os boletins do transporte no site da Urbanização de Curitiba

–  Informações do Cartão Transporte e Metrocard

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.