A Prefeitura de Curitiba decidiu rescindir os contratos com os consórcios responsáveis pelas obras do Lote 1 do Novo Inter 2, por determinação do prefeito Eduardo Pimentel. A medida responde ao baixo ritmo de execução, falhas técnicas recorrentes e descumprimento de cronograma, mesmo após 66 notificações emitidas desde o início das intervenções.

Atualmente, apenas 12,7% dos serviços contratados foram realizados, quando o índice previsto chegaria a 26,7%. O Lote 1 abrange cerca de 16 km de vias nos bairros Seminário, Campina do Siqueira, Vila Izabel, Portão e Santa Quitéria. Nos demais lotes, os trabalhos seguem dentro do cronograma.
Novo edital em andamento e obras do Novo Inter 2 continuam com equipes da Prefeitura
A administração municipal lançará novo edital de licitação para retomar as obras. O processo de contratação da nova empresa deve durar até 120 dias. Enquanto isso, equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas atuarão em campo para reduzir os impactos à população, com ações emergenciais como correções em calçadas e liberação de acessos.

- Leia também: Acidentes crescem na Linha Verde em 2025
Segundo o secretário Luiz Fernando Jamur, mesmo com todas as tentativas para manter os contratos em vigor, os problemas técnicos e o volume de reclamações tornaram a rescisão inevitável. As obras são fundamentais para preparar Curitiba para a chegada dos ônibus elétricos e modernizar a mobilidade de 580 mil moradores em 28 bairros.