O Governo do Paraná contratou o anteprojeto da duplicação da PR-151, no trecho urbano de Ponta Grossa, entre a rotatória da UTFPR e o viaduto da DAF. O investimento de R$ 867 mil vai viabilizar estudos técnicos e ambientais para transformar uma das vias mais movimentadas da cidade.
Com 5,24 quilômetros de extensão, o trecho integra o corredor logístico que liga o Paraná ao Estado de São Paulo. A via atende diariamente estudantes, moradores e trabalhadores da indústria local. A duplicação deve trazer mais segurança, fluidez no trânsito e evitar acidentes.
Estudos incluem segurança, meio ambiente e infraestrutura
O anteprojeto abrange estudos de segurança viária, traçado e plano ambiental. Também inclui contagens de tráfego, estudos geológicos, levantamentos de campo, sondagens, plano funcional e campanhas de fauna e flora.
Entre as obras previstas estão a duplicação da pista, novo viaduto no cruzamento com a Rua Rio Cavernoso, alargamento da ponte sobre o Rio Pitangui e a construção de uma segunda ponte paralela, além da readequação de rótulas.
Projeto atende demanda histórica da população de Ponta Grossa
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, destacou o impacto positivo da futura obra. Segundo ele, a duplicação é um compromisso antigo com Ponta Grossa, essencial para conectar áreas urbanas à indústria e à universidade de forma segura.
O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, explicou que o anteprojeto servirá de base para uma futura licitação integrada que vai contemplar projeto básico, executivo e a execução da obra.
A elaboração do anteprojeto deve ser concluída em até 12 meses após a ordem de serviço.