A duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha alcançou 24,28% de execução, segundo novo levantamento do DER/PR. A marca representa quase um quarto da obra, que cobre 11,52 km de extensão na região Centro-Sul do Paraná.
O ritmo acelerou após o início da implantação das placas de concreto que formam o pavimento rígido da nova pista, instalada ao lado da via atual. A medição anterior marcava 18,39%. O investimento do Governo do Estado na obra chega a R$ 139,7 milhões.
Terraplenagem, drenagem e restauração da pista antiga em andamento
Seguem em andamento os serviços de terraplenagem, drenagem e restauração da pista já existente. A única obra de arte especial do contrato, uma ponte sobre o Rio Coutinho, já está concluída.
Na pista antiga, ocorre aplicação da técnica whitetopping, que utiliza o asfalto atual como base para o novo pavimento em concreto. As melhorias incluem nova sinalização vertical e horizontal, iluminação pública e dispositivos de segurança viária. A previsão de término é fevereiro de 2026.
PRC-466 se consolida como eixo logístico entre o interior e o litoral
A PRC-466 conecta Guarapuava, Pitanga e Turvo à BR-277, rota estratégica até o Porto de Paranaguá e a fronteira com Paraguai e Argentina. Nos próximos meses, novas fases da duplicação devem iniciar, ampliando o corredor logístico da região.
O investimento total na PRC-466 se aproxima de R$ 1 bilhão. O trecho também beneficia o agronegócio, especialmente Pitanga, que possui alto Valor Bruto de Produção (VBP) no Paraná.