Motoristas de aplicativos de transporte realizam protesto em Curitiba

Motoristas de aplicativos de transporte individual de passageiros, como Uber, 99 e Cabify, realizaram um protesto nesta segunda-feira, dia 27 de janeiro de 2020, em Curitiba.

O protesto começou por volta das 11h com um caminhão de som em frente à Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico. Cerca de 200 veículos estavam no protesto e o trânsito ficou complicado na região.

Os motoristas chegaram a dizer que o protesto passaria pela Câmara Municipal de Curitiba, pela sede da Urbanização de Curitiba, na Rodoferroviária de Curitiba, depois seguiria pela Avenida das Torres, até a Prefeitura de São José dos Pinhais, mas não obtivemos confirmações se eles passaram por todos esses locais.

Os motoristas de aplicativos protestam pela obrigatoriedade do cadastramento de motoristas que as prefeituras de Curitiba e São José dos Pinhais exigem. O prazo para o cadastro em Curitiba termina no dia 26 de fevereiro e em São José dos Pinhais o processo começou recentemente após a Prefeitura de São José dos Pinhais regulamentar o decreto.

As principais reivindicações são a diminuição da taxa cobrada pelo serviço de transporte individual nas duas cidades, idade do veículo permitida para circulação dentro da modalidade e criação de pontos permitidos de embarque e desembarque de passageiros.

Os motoristas também cogitam que seja feito um cadastro único para Curitiba e as cidades da Região Metropolitana.

Curitiba

O prazo do cadastramento na Urbanização de Curitiba termina no dia 26 de fevereiro. Até sexta-feira, dia 24 de janeiro, 10 mil motoristas já haviam se cadastrado e 7,2 mil motoristas ainda estavam com documentos pendentes.

São José dos Pinhais

O decreto da regulamentação dos motoristas de aplicativos foi assinado pelo prefeito Toninho Fenelon e publicado no Diário Oficial no dia 15 de janeiro. A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito está cadastrando todos os motoristas e veículos que fazem corridas na cidade que tem uma grande demanda por este serviço por abrigar o Aeroporto Afonso Pena.

 

Eduardo Paulino

Paulistano, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites Mobilidade SampaMobilidade Curitiba, Mobilidade RioMobilidade Floripa e Mobilidade Porto Alegre. Quer entrar em contato com o Eduardo? Escreva para eduardo@grupopln.com.br.

Um comentário em “Motoristas de aplicativos de transporte realizam protesto em Curitiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.