Seis novos biarticulados são entregues para circular na linha Santa Cândida – Capão Raso

Mais seis novos biarticulados vão circular no começo de abril pelas canaletas expressas de Curitiba, na linha Santa Cândida – Capão Raso. Os ônibus fabricados pela Scania foram entregues pela Prefeitura de Curitiba, nesta quarta-feira, dia 13 de março.

Já são 163 novos veículos entregues pela Prefeitura de Curitiba desde o fim de 2017. A previsão é chegar até o fim deste ano com 300 veículos, o que corresponderá à renovação de 24% da frota operante da cidade (1.250 ônibus).

biarticulados novos curitiba
Foto: Pedro Ribas/Secretaria Municipal da Comunicação Social
Tecnologia

Os biarticulados da Volvo e da Scania atendem aos padrões técnicos da Urbs (Urbanização de Curitiba). A maior diferença entre eles é no motor, que nos ônibus da Scania fica na dianteira enquanto no modelo Volvo está na parte central do ônibus.

“É um novo produto que foi testado e autorizado a entrar no sistema de transporte coletivo de Curitiba como mais uma opção de ônibus no perfil biarticulado, competindo diretamente com a única montadora que ofertava esse tipo de veículo até então. Para a renovação da frota isso proporciona maior poder de negociação e demais benefícios por conta do processo natural de concorrência”, avaliou o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.

Os novos biarticulados, como os 25 biarticulados da Volvo entregues em março de 2018, contam com oito câmeras de segurança internas, para monitorar a movimentação dos passageiros dentro dos veículos, e uma câmera externa para ajudar o motorista a visualizar a via. Além disso, têm todos os itens de acessibilidade.

Cada ônibus tem 20% dos bancos reservados a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. São dois espaços para cadeirantes, sinais sonoros e visual de fechamento de portas, sinalização em Braille que identificam o prefixo do ônibus, mensagem de voz para parada do cadeirante. Toda a iluminação interna é tecnologia LED (Diodo emissor de luz).

biarticulados novos
Foto: Pedro Ribas/Secretaria Municipal da Comunicação Social
Renovação da frota

Além dos 31 novos biarticulados já entregues (25 biarticulados em 2018 e seis biarticulados nesta quarta-feira), já estão encomendados 18 novos biarticulados, produzidos pela Volvo, com previsão de chegada até o dia 29 de março, totalizando 49 biarticulados. Outros modelos, como ônibus articulados e comuns, também serão entregues até essa data.

Com os seis novos biarticulados a Prefeitura de Curitiba chega a renovação de 163 ônibus desde o fim de 2017. A previsão é completar até o fim deste ano 300 veículos, o que corresponderá a renovação de 24% da frota operante da cidade (1.250 ônibus).

Trânsito e Transporte

– Confira os boletins e informações do trânsito de Curitiba no Twitter da Superintendência de Trânsito de Curitiba

– Consulte os horários de ônibus e os boletins do transporte no site da Urbanização de Curitiba

– Consulte os horários de ônibus metropolitanos no site da Metrocard

–  Informações do Cartão Transporte e Metrocard

2 comentários em “Seis novos biarticulados são entregues para circular na linha Santa Cândida – Capão Raso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.