Trem entre Morretes e Antonina fará transporte de passageiros

O Governo do Estado do Paraná e a empresa Rumo Logística formalizaram um protocolo de intenções que permitirá com que a ligação férrea entre Morretes e Antonina, no litoral paranaense, seja completamente revitalizada, voltando a fazer o transporte de passageiros.

O documento foi assinado nesta quarta-feira, dia 23 de outubro, pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior e pelo presidente da Rumo Logística, João Alberto Abreu, no Centro de Exposições de Ponta Grossa.

“Essa parceria vai fortalecer ainda mais o turismo do Paraná. É uma linha de passageiros que estava há muito tempo parada. Agora conseguimos devolver à população esse importante roteiro turístico”, disse o governador.

As obras na ligação de 16 quilômetros começam imediatamente e a previsão é que a estrutura fique pronta ainda neste ano, a tempo de fazer o passeio de Natal como forma de batizar a linha. Com o ramal, o turista que está em Curitiba, por exemplo, poderá conhecer as cidades históricas de Morretes e Antonina, no Litoral, passando pela Mata Atlântica, de trem.

As últimas excursões que transportaram turistas usando a linha, sempre em datas comemorativas, aconteceram na década de 1990.

A revitalização será custeada pela Rumo com coordenação da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, entidade sem fins lucrativos que promove a conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro. A empresa não divulgou o valor a ser investido.

“Buscamos ações que tenham impacto positivo nas comunidades. Apoiamos a iniciativa do Governo do Estado do Paraná de apoiar o turismo”, disse o presidente da companhia. “O projeto está em andamento. Queremos esse trem rodando ainda antes do Natal”, acrescentou.

Mobilidade Curitiba

A redação do Mobilidade Curitiba é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Curitiba e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadecuritiba.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.